Blog do UOL Tecnologia

Google passa a usar sistema de ‘autenticação dupla’ para aumentar segurança

Renato Bueno

Se você é adepto das transações bancárias pela internet, já está familiarizado com o sistema: além de digitar sua senha ao entrar no site do banco, você precisa de um código numérico aleatório gerado pelo ''token'' para ter acesso a sua conta.

Agora essa estratégia, que visa aumentar a segurança e dificultar a ação de golpistas, passa a ser oferecida pelo Google para parte de seus usuários. O plano, segundo a empresa, é poder oferecer a ferramenta a todos os usuários, mas isso deve levar tempo.

Com a autenticação em duas vias do Google, o seu telefone celular acaba fazendo o papel de ''token'' – depois de devidamente configurado. Então você digitaria a senha tradicional de sua conta no Google, e depois colocaria o código de seis dígitos que seria gerado pelo celular – através de aplicativos ou recebido via SMS.

Se você acha essa medida exagerada, dê uma conferida na quantidade de dados e arquivos que você armazena no Gmail, por exemplo, e pense novamente.

______

Senha em duas etapas: Dupla autenticação no Google.
Lá do TechCrunch.
Imagem: Reprodução.

  1. Everton Web Designer

    02/10/2010 00:35:42

    Muito bom. Mas dificultaria a possibilidade de portabilidade se o Token funcionar via browser. Já sobre celular, o SMS terá que ser bancado por alguem, concordam. Então acho que via SMS não rola...talvez via aplicativo de celular previamente configurado.

  2. Diego

    21/09/2010 11:20:55

    Eu devo ser o único retardado que vê que isso é mais um meio do google obter informações pessoais dos usuários? Para que diabo eu quero o google me mandando SMS de token, só lembrando que os caras são donos da maior companhia de publicidade na web, interessante né?

  3. Gustavo Havoc

    20/09/2010 21:13:39

    Boa iniciativa. Podemos até parecer paranóicos, mas infelizmente é a dura realidade essa necessidade de nos precavermos contra pessoas mal-intencionadas. Os bancos usam ese recurso há anos, a Blizzard, no seu site Battle.net também já utiliza (opcionalmente).

  4. Eduardo Henrique

    20/09/2010 19:10:19

    Com o Android aí crescendo cada dia mais, fica muito simples implementar essa função.

  5. Letícia

    20/09/2010 16:20:23

    Espero que o Google consiga disponibilizar esta feature para todos os seus usuarios em todos os aplicativos do Google. Assim, poderemos ter mais segurança ao navegar em lugares que armazem informações importantes. E que além de tudo, seja seguro contra possíveis tentativas de invasões!!

  6. Raquel Dias

    20/09/2010 16:15:16

    Tomara que acabe com o excesso de usuários spam e com os famosos roubos de conta! :S

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso