Blog do UOL Tecnologia

Designers projetam máquina que transforma papel usado em lápis

Renato Bueno

Grafite, cola e um pouco de mágica: máquina de reciclagem promete transformar papel em lápis.

A proposta é louvável, embora o procedimento ainda seja um pouco misterioso. A máquina imaginada pelos designers Chengzhu Ruan, Yuanyuan Liu, Xinwei Yuan e Chao Chen promete reaproveitar papel usado, transformando a tradicional pilha de rascunhos em lápis para a sua casa ou escritório.

A Office Waste Paper Processor pode parecer mágica, mas ainda assim precisa de dois outros elementos para funcionar. Os bastonetes de grafite devem ser armazenados em um compartimento no topo da máquina, enquanto o reservatório de cola fica na parte traseira. Com tudo isso pronto, bastaria inserir as páginas de papel e recolher os lápis na saída.

Os criadores não informam quantas páginas A4 seriam necessárias para gerar um lápis comum, e nem se existe possibilidade real de vermos o produto no mercado. Mas é bom saber que eles pensaram nos detalhes, já que a ''porta de saída'' de lápis funciona também como apontador elétrico.

______

Lápis de papel: Office Waste Paper Processor (Yanko Design).
Imagens: Divulgação.

  1. seo services

    20/12/2010 08:36:19

    Pensei que eu ia comentar e dizer pura tema, você fez por si mesmo? É realmente impressionante!

  2. Jarbas

    25/10/2010 08:59:42

    A questão que o projeto propões, não é evitar o desperdício, mas reutilizar o papel já utilizado. Segundo dados, o Brasil só recicla 30 % do papel usado, sendo que o lixo de todo o páis tem contribuição de 40% do papel.

  3. Rogério Marçal

    05/10/2010 15:58:08

    Excelente a ideia. Isso tem que vingar e ser produzido para o mercado. Ótima ideia para minimizar o uso de madeira para lápis e para reaproveitar papéis, boa solução para aroveitamento de material.Adoraria ter uma. =)

  4. rubens

    24/09/2010 09:26:45

    o que é isso galera? criticando uma idéia sustentável tão válida como essa ?qual é a solução que vcs propuseram ?? rsrs não, não serrão todas as folhas do mundo trasnformadas em lápis, essa é só uma das mil idéias possíveis para reciclagem/reaproveitamento, se cada um tivesse uma idéia como essa, com certezanão desperdiçariamos tanto papel,abram a mente para o mundo sustentável, um dia teremos que começar, e todas as idéias são bem vindas :)eu ADOREI o produto, a criatividade e o temasem contar meus caros amigos, que a maioria da população (pelo menos brasileira) é pobre, imaginem quantas escolas e crianças não gostariam de receber lápis grátis das empresas que vcs trabalham em seus lindos escritórios com ar condicionado. costumamos regeitar tudo aquilo que nao compreendemos, abram a mente :)

  5. Paulo

    21/09/2010 14:39:24

    "Sensacional"...como é que aponta papel?

  6. Geraldo

    21/09/2010 13:18:27

    Eu compraria só se transformasse em papel-moeda direto.

  7. Edd

    21/09/2010 12:14:57

    Quanto tempo dura um lápis? Uma semana? Um mês?Pra que fabricar tanto lápis no escritório?E depois, vamos guardar lápis aonde?Esses designers são mesmo de morrer de rir!!!!O designer, já existem lapiseiras, sabia???

  8. Renan

    21/09/2010 11:18:28

    Seria uma boa. Super criativo e ecológico

  9. Paulo UP Silva

    21/09/2010 11:14:08

    Sensacional, gostaria de ver viabilizado comercialmente, é de grande utilidade.Paulo

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso