Blog do UOL Tecnologia

Plugin cria ‘jogo do Gmail’ para incentivar organização da caixa de entrada

Renato Bueno

ZeroBoxer dá pontos para ações como responder e-mail, zerar a caixa de entrada e eliminar spam. Plugin está disponível para Chrome e Safari.

Vinte mensagens não-lidas, 492 e-mails no spam e cinco ou seis contatos esperando resposta há quase uma semana. Não é hora de cuidar melhor da sua caixa de entrada no Gmail?

É claro que sim, mas essa tarefa é tão difícil quanto fazer crianças comerem escarola ou explicar para atendentes de telemarketing que você não tem interesse nenhum na oferta exclusiva. Por isso o ZeroBoxer transformou o gerenciamento de e-mails em um jogo sem visual alucinante ou missões emocionantes, mas com pontos para acumular e medalhas para conquistar.

O jogo é, na verdade, um plugin para Chrome e Safari que monitora sua atividade no Gmail. Você instala o plugin, vai para sua caixa de entrada e começa marcar pontos. Ações como responder e-mail e zerar a caixa de entrada contam pontos no seu perfil, e em breve você vai ganhar medalhas (assim como as conquistas do Xbox 360 e as ''badges'' do Foursquare). Se for doente o suficiente, poderá entrar para o ranking mundial, em que o líder, hoje, tem 76.928 pontos.

Em cerca de duas horas ''jogando'' ZeroBoxer, ganhei 32 pontos e uma medalha por ter ''zerado a caixa de entrada'' pela primeira vez. Acredite: é incrível a sensação de ser recompensado por deletar spam. A curto prazo, a ideia do ZeroBoxer é bacana. O problema vai ser quando a preocupação com pontos e medalhas conquistadas passar a dominar seu tempo, sabotando a tão desejada produtividade.

______

Jogando no Gmail: ZeroBoxer.
Lá do Gigaom.
Imagem: Reprodução.