Blog do UOL Tecnologia

Falha deixa Foursquare 15 horas fora do ar. E daí?

Ana Ikeda

Quem tentou acessar o Foursquare na segunda (4) à noite se deparou com uma mensagem não muito comum na rede: falha na conexão, tente novamente mais tarde. Aparentemente, uma sobrecarga nos servidores da companhia causou o bug que deixou o serviço de “radar de internautas” fora do ar por cerca de 15 horas.

Mas, e daí?

Até agora, não recebemos nenhum e-mail desesperado perguntando o que foi que aconteceu com o Foursquare, nenhuma DM no nosso Twitter, nem mesmo vimos notas na imprensa brasileira especializada. Nada (que eu tenha visto numa busca muito muito muito rápida, vejam bem).

O número de usuários no país ainda é ínfimo. Basta pensar no número total de usuários, que é de cerca de 3 milhões. No mundo, o Facebook tem 500 milhões de usuários… o Twitter tem 96 milhões…  o Orkut, 85 milhões… e por aí vai.

O que falta para o Foursquare decolar no Brasil? Mais usuários com smartphones e 3G? Mais confiança na proteção da privacidade do usuário no serviço? Mais usuários absolutamente sem nada mais importante para fazer na vida?

Façam suas apostas.

ps: mas é tão legalzinho ganhar badges!

ps #2: Que raio é isso? Veja nosso álbum com as principais ''condecorações'' da rede social.

ps #3: O Foursquare ainda não fez uma declaração oficial sobre o que ocasionou o erro de ontem.

  1. Erlon

    06/10/2010 00:43:02

    A popularização de smartphones,celulars com 3g, tarifas para pré pago mais baixa, bons planos de dados. Pode fazer com que seu uso aumente.Quando as pessoas que já usam bastante as redes sociais nos computadores pessoais, descobrirem a facilidade e agilidade de interagir nas redes sociais pelo celular, aliado a um custo baixo de tarifas, o uso das redes crescerá exponencialmente.

  2. Erlon

    06/10/2010 00:40:05

    Ainda não consigo acessar o foursquare, tanto pelo celular quanto pelo site. Para quem já se tornou um hábito fazer checkin nos locais onde vai, é bem chato isso.Acho que quando houver mais parcerias de lanchonetes tipo fastfood , lojas , como há em outros locais para descontos, talvez aumente o número de usuários.Ou uma questão de tempo , como no twitter, que explodiu nos últimos tempos e já existe a algum tempo.

  3. Silas

    05/10/2010 21:10:38

    Até este presente momento nunca tinha ouvido falar de tal site. E eu uso a internet diariamente, seja através de modem, wi-fi ou via Palm.

  4. Marcos

    05/10/2010 17:42:06

    O que falta em primeiro lugar é divulgação: muita gente nunca ouviu falar do foursquare. por exemplo perguntei ao meu irmão (que é da área de TI) e ele disse: "QUÊ?" ou seja, nunca ouviu falar...Outra coisa é o fator privacidade, eu mesmo apesar de estar usando bastante tenho certo receio dos checkins porque você acaba sendo "rastreável" principalmente se faz sempre os mesmos checkins todo dia na mesma hora. Uma pessoa aqui do serviço que usava bastante me disse que simplesmente desinstalou o aplicativo do iphone porque disse que tem gente sabendo demais da vida dele.

  5. Elvis Alves

    05/10/2010 17:41:17

    "O que falta para o Foursquare decolar no Brasil? Mais usuários com smartphones e 3G? Mais confiança na proteção da privacidade do usuário no serviço? Mais usuários absolutamente sem nada mais importante para fazer na vida?"Eu creio que além de ser a primeira opção, deveria vir acompanhada de "divulgação". O FourSquare é como o twitter, existe a tanto tempo, mas só engrenou 3 ou 4 anos depois. Deixa as pessoas descobrirem 'qual a finalidade' exata do 4Square e então o sistema vai bombar.

  6. Dani Jales

    05/10/2010 16:19:06

    Pois vcs estão enganados. Foi realmente "desesperador" para os nerds utilizadores do sistema.Eu mesma estava no cinema e passei o filme inteiro tentando dar check in, puta com meu iphone, achando que a culpa era dele.O foursquare tem usuários fieis e está em crescimento. E o fato dele ter ficado fora do ar foi bastante chato para que já criou o vicio/dependencia.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso