Blog do UOL Tecnologia

Google Goggles: serviço que usa foto para fazer buscas chega ao iPhone

Guilherme Tagiaroli

Uma das vantagens de ter um celular com o sistema Android é o privilégio de ser cobaia dos produtos do Google antes dos usuários de plataformas concorrentes (leia iOS, da Apple, e Symbian). Enquanto adeptos ao Android já podiam baixar o Google Goggles desde dezembro de 2009, só agora, dez meses depois, o Google decidiu liberar o serviço para usuários do iPhone.

Para quem não conhece, o Goggles é um serviço do Google Labs (e, portanto, beta) que faz buscas por meio de imagens. Ele funciona da seguinte forma: com o aplicativo aberto, o usuário aponta a câmera do celular para a imagem e tira uma foto. O Goggles faz uma espécie de varredura e, em seguida, uma busca no Google (o telefone precisa estar conectado à internet). O programa reconhece textos (para tradução), pontos turísticos, obras de arte, logotipos, capas de livro (imagem acima) e vinhos, entre outras informações.

Apenas donos de iPhone 3GS com o iOS 4 ou do iPhone 4 poderão utilizar o serviço, pois o Goggles requer que a câmera tenha a opção de foco automático. Basta acessar a App Store, da Apple, e baixar a última versão do Google Mobile App. Antes de tentar fazer o download, um porém. Usuários com conta do iTunes registrada no Brasil poderão não ter acesso ao serviço, pois, de acordo com o blog do Google, o Goggles só está disponível para usuários do serviço na língua inglesa. O que pode, pra variar, deixar os brasileiros chupando dedo à espera do aplicativo.

Atualização: Pessoal da MacWorld nos deu a boa notícia de que a novidade está, sim, disponível para os usuários do iPhone no Brasil. Logo, você já pode abandonar seu curso de línguas (NOT!).

Confira abaixo o funcionamento do serviço:

[uolmais]http://mais.uol.com.br/view/5176039[/uolmais]

_____

Lá do TechCrunch

Foto: Reprodução/YouTube

  1. karoline

    30/11/2010 21:48:41

    gosto de saradão

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso