Blog do UOL Tecnologia

Narcisismo nas redes sociais ajuda o Grande Irmão a vigiá-lo nos EUA

Ana Ikeda


Perdi a conta das vezes que a obra de George Orwell, 1984, já foi citada em vão (pense: é quase certo que você ouviu falar no Grande Irmão na ocasião do lançamento do Google Street View aqui no Brasil).

Mas no mundo das redes sociais, a teoria de que há um governo tudo vê e tudo sabe está ganhando força. Ao menos nos Estados Unidos, quando se trata do Departamento de Segurança Interna, Serviços de Cidadania e Imigração.

Um relatório do órgão federal americano, intitulado “Sites de redes sociais e sua importância para o Escritório de Detecção de Fraude e Segurança Nacional”, dá instruções completas para seus agentes. Desde como entrar nas redes sociais e expandir seus contatos a até detectar casos de falsos casamentos (atrás do “sonhado” Green Card).

“Em geral, as pessoas nesses sites falam honestamente na sua rede porque todos os seus amigos e família estão interagindo com eles via mensageiros instantâneos, blogs, etc”, destaca o relatório.

Outro trecho do documento beira a genialidade: “Tendências narcisísticas nessas pessoas alimentam a necessidade de ter um amplo grupo de amigos e muitas delas aceitam amigos que nem mesmo conhecem. Isso dá à FDNS [sigla do órgão] uma excelente vantagem para observar a vida diária de beneficiários ou peticionários suspeitos de fraudes.”

Aos Orwellianos de plantão, peço aqui licença para dizer que sim, o Grande Irmão está de olho. Lá nos EUA.

_______

Lá do Ars Technica.

Foto: Getty Images.

  1. Vila Vudu

    21/10/2010 12:31:34

    Sinceramente, acho o seguinte: (1) se as redes sociais não incomodassem os jornalões, duvido que os jornalões -- nesse caso acima, a Globo -- se preocupariam muito com a minha, a sua, a nossa privacidade;(2) se a 'invasão' de privacidade pela 'inteligência' fosse fonte importantíssima de informações para a 'inteligência', a mesma invasão não seria objeto de críticas pelos jornalões. Dentre outros motivos, pq, se se fala muito da tal 'invasão' e a invasão fosse importantíssima... a tal fonte de informações secaria!Os doidos que se exibem pelas redes sociais, exibem-se pq gostam, precisamente, de expor a riscos a própria privacidade; e, se gostam... por que parariam de expor-se?Quem consultar HOJE a pág. do Tribunal Superior Eleitoral, verá, lá, que o candidato Serra pediu AO STF, "direito de resposta no Twitter". É coisa TOTALMENTE IDIOTA.Concluo, então, que TUDO isso -- a matéria acima e o pedido de resposta (?!) -- estão sendo feitos e divulgados, exclusivamente, pra assustar a MULTIDÃO de milhões de pessoas que, nas redes, conseguem, todos os dias, desmentir MILHÕES DE MENTIRAS DOS JORNALÕES. ;-)

  2. Gilberto

    15/10/2010 01:27:12

    Ora, Diogo, diga para não marcar. Ou você não sabe pedir? Você vai "guardar" fotos longe de você, num site que vai indexá-las e guarda-las em algum outro lugar por tempo indefinido mesmo que você as delete? O povo é muito ingênuo.. tudo que é postado nos sites dos grandes não é apagado, e um dia poderá ser usado sem você saber.Aqui não precisa de um BB governamental, os espiões são a turma de fofoqueiros ou de "espiadores" de plantão... Amigos, amigos "mui amigos", vizinhos, colegas de trabalho, enfim, todo mundo de olho no que você diz ou faz,,,Rede social no Brasil deu muito certo, infelizmente, por um simples motivo, é a melhor forma de se saber da vida alheia. E porque é muito fácil, as pessoas colaboram, pois escancaram, sem pudor suas vidas para qualquer um ver, como se isso fosse certo ou fundamental para viver.

  3. Diogo

    14/10/2010 17:14:44

    mas você vê problema por exemplo em publicar fotos pessoais em sites como o facebook e orkut? você acha que não é um tipo de informação importante (visual) para se arquivar? e não tem muito jeito, porque não posto fotos no facebook, mas amigos meus "me marcam" em fotos dos seus álbuns. difícil enfrentar o narcisismo na internet se você tem muitos amigos

  4. Tik

    14/10/2010 16:46:25

    Óia isso Tik!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso