Blog do UOL Tecnologia

China supera Estados Unidos e constrói o supercomputador mais rápido do mundo

Rodrigo Vitulli

A China acaba de inaugurar o computador mais rápido do mundo, deixando para trás a marca que pertencia aos EUA. O Tianhe-1A, localizado no Centro Nacional de Supercomputação de Tianjin, ultrapassou a marca do Cray Jaguar, que fica no laboratório de Oak Ridge no Tenesse, EUA. A capacidade de processamento do supercomputador chinês atingiu a marca de 2,507 petaflops, o suficiente para fazer um quatrilhão de cálculos por segundo.

Para quebrar o recorde, foram usados 14.336 processadores Intel Xeon e 7.168 placas gráficas M2050 NVIDIA Tesla. O custo total da empreitada foi de US$ 88 milhões. Somente de energia, o Tianhe-1A deve consumir US$ 2,7 milhões por ano, mas os engenheiros juram que é pouco. Se fosse construído individualmente, seria necessário unir 50 mil computadores e consumir três vezes mais energia para atingir uma capacidade de processamento semelhante.

No entanto, o Tianhe-1A deve reinar absoluto somente até 2012. Isso porque a Fujitsu pretende lançar o Fujitsu K, um supercomputador que atinge a impressionante marca de 10 petaflops!

Lá do Engadget
Imagem:
divulgação / NVIDIA