Blog do UOL Tecnologia

Nada de Kindle: notebooks são os mais populares para leitura de livros digitais

Rodrigo Vitulli

Por essa você não esperava: o leitor mais popular de e-books é o notebook. Nada de Kindle, Sony e-reader, Nook ou iPad. De acordo com um levantamento do instituto de pesquisa norte-americano Forrester, 35% dos leitores de e-books utilizam o computador portátil para ler, contra 32% do Kindle, da Amazon. O Sony e-reader ficou em terceiro lugar com 12%, seguido dos netbooks, com 10 %, e do Nook, com 9% (o iPad aparece empatado com o Nook com 9%).

Os dados, no entanto, não são motivo de preocupação para os fabricantes de e-readers. O hábito de leitura nesse tipo de gadget parece adaptar-se à cultura de modo gradativo. A pesquisa mostrou também que 8% dos leitores que ainda não utilizam e-readers pretendem experimentar algum modelo no próximo ano, o que dobraria o número de consumidores de livros virtuais. Os que já são adeptos à tecnologia, segundo o estudo, dizem que lerão mais livros digitais do que os convencionais em 2011.

A Amazon ainda tem grande vantagem na corrida dos e-books. Isso porque 50% dos que compraram um exemplar virtual mo último mês, o fizeram na Amazon, independente da plataforma utilizada para lê-lo.

Lá da Wired
Imagem:
divulgação