Blog do UOL Tecnologia

Mulheres solteiras são proibidas de usar celular em vilarejo da Índia

Rodrigo Vitulli

O motivo da proibição seria o perigo das mulheres solteiras encontrarem um outro marido (ou outra paixão) ao utilizarem o aparelho. O casamento nessas circunstâncias é proibido e, em certos casos, punido com sentença de morte. A maioria das mulher do vilarejo tem um matrimônio prometido desde a infância.

Satish Tyagi, membro do conselho do vilarejo de Lank, localizado à sudeste do país asiático, declarou que a medida também impõe restrições aos rapazes solteiros. Eles apenas poderão utilizar o celular mediante a fiscalização dos pais. O conselho não tem poder legal, mas as imposições dos membros são acatadas como uma ordem moral.

O mal que se pretende evitar com a proibição é que os jovens utilizem o serviço para marcar encontros ilegais, delito bastante comum no país. Apenas no distrito onde Lank está localizado, 34 casais foram acusados de se encontrarem ilegalmente no último mês. Em oito casos, os casais podem ser condenados com a pena de morte, segundo relatório divulgado pela polícia local.

Dados do governo revelam que a Índia já possui mais de 670 milhões de linhas de celular ativas, e o número cresce 20 milhões a cada ano. Segundo o site “The Guardian”, a preocupação do governo com os celulares se justifica pelo fato de o serviço estar mais difundido entre a população mais carente, o que ainda não acontece com tanta intensidade com a internet e outros meios.

Um grupo local que defende os direitos das mulheres classificou a ação como “arcaica” prejudicial  ao desempenho profissional das mulheres.

Lá do The Guardian
Imagem:
Getty Images