Blog do UOL Tecnologia

Phylos, o jogo que ajuda cientistas a desvendar o genoma de milhões de espécies

Rodrigo Vitulli

Você que passa horas nos joguinhos internet afora… que tal fazer algo de útil enquanto joga? Ou melhor, que tal ajudar cientistas a catalogar milhões de dados de códigos genéticos da natureza? É isso que propõe o Phylos, um joguinho simples que utiliza a sua expertise (há muito desperdiçada) para aumentar ainda mais as informações dos bancos de dados dos cientistas.

Se está confuso, a gente explica: o Phylos compara duas pequenas amostras de códigos genéticos de animais extintos. A tarefa de quem joga é juntar os blocos da mesma cor em um tempo determinado, como em uma espécie de puzzle. Ao fazer isso, contribuirá para os milhões de cálculos que deveriam ser feitos para descobrir similaridades (alinhamentos de códigos genéticos) entre as diversas espécies de animais do planeta.

“Mas isso não é tarefa para um supercomputador?” Em partes. Um cérebro humano ainda é superior em reconhecimento de similaridades do que qualquer computador, pelo menos esse é o argumento dos cientistas da universidade de McGill no Canadá, criadores do projeto.

A medida que várias pessoas aderirem, os resultados dos puzzles serão fundamentais para a análise de antepassados em comum entre as espécies. Além disso, poderão ajudar no descobrimento das causas de algumas anomalias e  doenças, como o câncer.

Lá do Cnet
Imagem:
reprodução