Blog do UOL Tecnologia

Aplicativo para iPhone simula obturador de câmeras fotográficas profissionais

Rodrigo Vitulli

Se você entende o básico de fotografia sabe que quanto mais tempo o obturador da máquina ficar aberto, maior será a incidência de luz na foto. Sabe também que o iPhone não é uma máquina fotográfica profissional, tampouco tem a intenção de se parecer com uma. Apesar disso, inúmeros aplicativos adicionam funcionalidades ao telefone dignas de grandes fotografias.

O aplicativo Magic Shutter simula uma abertura maior do obturador e por mais tempo. Desse jeito, dá para conseguir um efeito bacana na fotografia, como aqueles rastros de carros em movimento, enquanto o fundo permanece estático. Daí em diante é sua criatividade que entra em cena.

O Magic Shutter tem um ponto negativo considerável: por uma limitação imposta pela Apple aos aplicativos de terceiros, é possível salvar apenas imagens em qualidade VGA (640 x 480 pixels). Isso é realmente frustrante para um aplicativo que permite ser tão criativo. Custa US$ 2,99 na App Store e funciona com qualquer iPhone com o sistema operacional atualizado (iOS 4.0).

Bônus: Conjunto de lentes transforma câmera do iPhone em grande angular

Lá do Iphoneography
Imagem:
divulgação