Blog do UOL Tecnologia

Pesquisa comprova que jovens xingam mais no Facebook; adultos preferem jogar conversa fora (ah, vá!)

Rodrigo Vitulli

Uma pesquisa divulgada pela equipe Data Facebook – grupo de pesquisadores da própria empresa especializado na analise dos dados da rede social – comprovou o que já se sabia há muito tempo: os mais velhos gostam de jogar conversa fora sobre religião e família, enquanto os mais jovens preferem xingar, usar palavras agressivas e pronomes como “eu” e “meu”.

Para chegar a essa conclusão brilhante, os pesquisadores analisaram mais de 1 milhão de posts na língua inglesa de cidadãos norte-americanos de todas as idades. Dentro dos posts, palavras-chave foram destacadas para definir um padrão de comportamento entre diversos perfis de usuários.

Outro dado da pesquisa que chama a atenção diz respeito a popularidade. Pessoas com mais amigos tendem a usar com mais frequência o pronome “você”, são mais detalhistas nos posts e não divulgam muitas informações sobre a família ou sentimentos. Ao contrário, preferem assuntos como esportes e músicas.

Os pesquisadores também descobriram que os usuários costumam ser mais emotivos pela manhã, quando a maioria das mensagens costumam ser fraternas e/ou esperançosas. Já no final da noite, por volta das 22 horas, as mensagens com cunho negativo passam a ser mais comuns.

Imagem: Getty Images