Blog do UOL Tecnologia

Homem agride jovem de 15 anos que se recusou a desligar o iPhone no avião

Rodrigo Vitulli

Imagine que você está em um avião e um adolescente de 15 anos está ouvindo música e jogando em um iPhone durante a viagem. Ao ouvir o sinal do comandante pedindo para desligar os celulares e outros aparelhos eletrônicos, o jovem rapaz ignora veementemente a ordem e continua entretido em sua atividade. Você, então, pede ao garoto para que obedeça as regras impostas pela tripulação, mas ele continua a ignorá-las. O que você faria?

Por mais “pavio curto” que você seja, é inaceitável que tenha uma atitude como a que teve Russell Miller, um norte-americano de 68 anos. Segundo o jornal local, depois ter o pedido negado pelo adolescente, o homem, furioso, socou o braço do rapaz. Testemunhas disseram que o golpe foi tão forte que formou marcas de hematomas.

Assim que o avião pousou na cidade de Boise, no estado de Idaho, policiais esperavam pelo agressor para detê-lo. Ainda segundo o jornal local, integrantes da tripulação comunicaram os oficiais ainda em voo, logo após presenciarem a cena. Não há informações se o jovem desligou o celular depois do soco.


Lá do Gizmodo
Imagem:
reprodução/ Kboi2

  1. Joey

    03/01/2011 16:54:05

    Pessoal....Concordo com vcs que o fato do celular estar ligado não influencia em nada na segurança do voo em si, porém, se coloquem no lugar do "pobre" senhor, que provavelmente não tem todo conhecimento que os que argumentaram aí.Deve ter passado pela cabeça do cidadao: "Esse maldito moleque não vai desligar, o aviao vai cair e eu vou morrer".... Poxa vida... Alguem nessa situacao iria pensar em chamar os comissarios??? Se estivesse em uma situação de "perigo" como essa, teria a mesma atitude. É instinto de sobrevivencia....Um abraço

  2. Thiago

    29/12/2010 18:26:58

    Um celular de fato não derruba avião.Mas o problema não são apenas as ondas de RÁDIO, mas também as ELETROMAGNÉTICAS, que qualquer dispositivo eletrônico emite pelo simples fato de estar ligado.Vários dispositivos eletrônicos ligados, MESMO em modo avião, podem interferir sim nos intrumentos do avião.

  3. Ricardo

    29/12/2010 17:54:55

    O moleque mereceu sim a pancada... deve ser um daqueles adolescentezinhos mimados que só pensam em si. Falta de "coro" em casa, e dos bons!!!

  4. Mark Jobs

    29/12/2010 15:47:32

    Deveriam pedir para desligar os relógios também, uma vez que são aparelhos eletrônicos.

  5. Mark Jobs

    29/12/2010 15:46:04

    Esse adolescente irresponsável deveria atender a solicitação do capitão. Parabéns ao sr Miller.

  6. Joao Alberto

    29/12/2010 13:13:41

    É seguir as regras e fica tudo bem. Este adolescente deveria ter sido interrogado pela polícia também, para educá-lo a respeitar regras, indiferente de estar certo ou errado.

  7. rodrigo

    29/12/2010 12:59:56

    Só uma coisa eu fiquei com meu celular ligado no voo que fiz até foz do iguaçu e vi que durante o voo o celular não tem sinal então que tipo de ondas de rádio o celular pode emitir além do bluetooth que no iphone não serve pra nada , tudo bem que ele não tenha desligado o celular mais era só colocar no modo de voo e eu acho que esse adolescente de 15 anos é meio rebelde porque não obedecer uma regra que pode fazer toda a diferença durante o voo não dá !Que se dane o iphone a 10 anos aconteceu o mesmo com um voo nod estados unidos e o cara foi simplesmente retirado do voo é tão simples resolver!

  8. Pri

    29/12/2010 12:57:58

    Eu nao vou ser hipocrita dizendo q o cara ta errado. Claro q p chegar as vias de fato, o negocio teria q ser mto complicado. Morro de medo de aviao e c um pirralho desses estivesse do meu lado eu xingaria muito depois de um nao. Chamaria os comissarios ou tomaria o celular dele. Ligado eh q nao ficaria!

  9. Wilson

    29/12/2010 12:02:15

    Se o modo "avião" desliga todas as ondas de rádio e conexões de internet, por que não desliga-lo logo? Estes aparelhos eletônicos só são perigosos se ficar ligados na hora do pouso, da decolagem ou num momento que o avião esteja com algum problema, fora isso eles podem ser usados. Se o garoto estava apenas ouvindo música, a princípip não teria problema pelo aparelho não estar emitindo ondas de rádio. Mas na dúvida, o ideal é que estejam desligados; afinal ninguem morre por ficar algum tempo sem ouvir música ou usar estes aparelhos. A segurança do vôo e de todos a bordo é muito mais importante. Quanto ao ato de violência do outro passageiro é inadimissível. Não importa o quanto incomodado ele estivesse. Havia autoridades dentro do avião. O ato dele incobriu parcialmente o erro do garoto, mas por pior que tivesse sido o erro, violência jamais resolve alguma coisa.

  10. Pablo Jardim Freitas

    29/12/2010 11:00:35

    Não fale do que você não sabe. Não é um mero iPhone que vai derrubar um avião, e sim as ondas de rádio emitidas pelo iPhone é que podem. As ondas de rádio do iPhone e as do avião podem "conflitar" entre si, causando uma pane. Mas não é necessário desligar o celular, por isso empresas criaram o "Modo Avião" nos celulares, ele "desliga" todas as ondas de rádio e conexões de internet.

  11. Felipe

    29/12/2010 10:46:10

    será q o aparelho não estava incomodando com som alto por exemplo?e sendo vaidade ou não quem é o adolescente para desrespeitar as "regras" estabelecidas pelo "local"?de qualquer forma a agressão o faz culpado também.

  12. Bruno Omena

    29/12/2010 10:39:27

    NADA! E eu disse nada justifica a atitude deste senhor! Que foi tomado por medo e violência! Mas acredito que o erro deste homem encobriu também o erro do garoto! Mesmo que aparelhos celulares não sejam ameaças reais, o garoto deveria respeitar as regras como todos! Afinal, ele não é melhor que os outros. Isso se chama educação e disciplina! Infelizmente o senhor errou de maneira tão grande que fez com que a falha do garoto fosse esquecida! Mas na minha opinião o garoto não é tão vítima assim. Ele também estava errado!Se ele obedecesse, isso tudo não teria acontecido!

  13. porion

    29/12/2010 10:30:10

    Ninguem conhece o "modo aviao"? Hj em dia qlq celular tem. Eu nao desligo o meu, so coloco neste modo.

  14. Luiz

    29/12/2010 10:22:24

    Condeno a atitude do agressor. Sua postura correta seria avisar uma comissária de bordo sobre o fato.Independente da blindagem dos equipamentos resistir ou não à equipamentos eletrônicos, normas são normas e são elas que ajudam a garantir a segurança da tripulação.

  15. Fronza

    29/12/2010 10:12:23

    Independente de fazer sentindo ou não ter que desligar aparelhos no avião, eu gosto quando as instruções do comandante para um voo seguro sejam seguidas, mesmo que seja para cuspir o chiclete fora. Mas desaprovo a atitude do meteido a Buddy Revel ai.

  16. No Spams

    29/12/2010 09:35:03

    Essa historia de ter de desligar aparelhos eletronicos e' a maior falacia da industria aeronautica.Ja' foi provado sucessivas vezes que a blindagem dos equipamentos eletronicos de um aviao, projetados e blindados para resistir a tempestades eletromagneticas, sao imunes a um mero iphone ligado. A maior prova e' o novo servico para se utilizar celulares dentro de avioes, a unica modificacao foi a adicao da ERB, sendo que a blindagem eletromagnetico continua a mesma.Os orgaos reguladores, mesmo sabendo que os aparelhos nao causam problemas, preferem nao relaxar as regras por pura vaidade e manutencao do status-quo.De quebra ainda tem o sujeito que socou o adolescente que, em sua ignorancia, acha que um simples celular seria capaz de derrubar um aviao... tomara que passe uns dias vendo o sol nascer quadrado.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso