Blog do UOL Tecnologia

Mulher anuncia suicídio no Facebook (e nenhum dos amigos tentou ajudá-la)

Rodrigo Vitulli

“Tomei todas as minhas pílulas. Devo morrer em breve. Tchau a todos.” Com essa triste frase a britânica Simone Back, de 42 anos, anunciou o suicídio no Facebook. Alguns dos 1082 contatos responderam à mensagem como se Back estivesse querendo apenas chamar a atenção. Um dos usuários comentou a mensagem dizendo que a suicida era “mentirosa” e estava “permanentemente sob efeito de overdose”; outro, disse que a atitude é uma “escolha pessoal”.  O fato aconteceu por volta das 23h (horário de Londres) do dia 25 de dezembro de 2010.

Uma hora após a mensagem inicial em que Back anunciou o suicídio, um dos contatos postou a seguinte mensagem: “Alguém notou a mensagem de Simone dizendo que tomou os remédios, a parte do ‘adeus’? Alguém foi lá ver se ela está bem? Alguém chamou o 999? A que há de errado com vocês?” Em resposta ao comentário, outro contato disse: “Ela faz isso todos os dias. Ela não é mais criança”.

Amigos e parentes de Back estavam decepcionados com a atitude dos “amigos” na rede social: “Todos estavam preocupados em discutir no Facebook como se nada estivesse acontecendo. Alguns moram bem próximo da casa dela. Se tivessem largado o computador por um instante e ido à casa dela, Simone poderia ter sido salva”, disse Samantha Owen, uma das amigas de Back, durante se enterro.

Lá do DailyMail
Imagem:
reprodução

  1. Alexandre

    27/01/2011 10:34:56

    Foverer Alone. Sem mais.

  2. rafa

    27/01/2011 08:06:17

    triste, no dia de Natal, nenhum amigo ou parente para estar, rede social é uma m*, nossa proxima geração tende a ser mais e mais distante. Ao inves de usarmos a internet para aproximar o mundo , estamos só afastando mais e mais do nosso proprio mundo.

  3. Miguel

    26/01/2011 13:50:29

    Uma história triste e com um final mais trágico ainda..concordo em parte com o "Wulf" quando diz que o ser humano está cada vez mais pensando só em sí mesmo e esquecendo até das pessoas mais próximas as quais devia haver alguma "consideração",muito triste.A parte sobre a história do "Lobo" até faz sentido e talvez tenha sido isso mesmo..após muitas "ceninhas" (como gostam de nomear) a maior parte dos contatos de Simone devem tê-la achado uma louca ou depressiva e etc, logo começaram a ignorar sua situação mas eu me pergunto: É isso que amigos fazem quando vêem um amigo em uma situação delicada? É tão difícil se colocar no lugar de quem está sofrendo ao invés de simplesmente criticar como se fosse apenas uma dor de estômago ou algo irrelevante?Faz um bom tempo venho percebendo o quanto o ser humano vem regredindo quanto as relações sociais e cada vez mais as pessoas preferem mandar "hug's" (abraços/ [ ] / através de emoticons em conversas) ao invés de quando possuem uma oportunidade (fisicamente falando) de estarem com alguém dar-lhe um abraço pessoalmente. É realmente decepcionante o caminho que as coisas vem levando~Fica o pensamento : "Que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu."

  4. everaldo

    26/01/2011 12:54:56

    gente, a mulher já fazia cena em se matar....meu pai e minha mãe tbm fazem isso....já vi gente q eu conheço fazendo isso em rede social....Eu já fiz isso em rede social.Agora... Incrível a mulher (Simone) tem problemas, cadê a família e os amigos de laços fortes? (se é que ela tinha) . Todo mundo tem um pouco de amigos de laços fortes em redes sociais e a grande parte são laços fracos (mesmo q more na mesma rua).Eu moro num pequeno prédio q não sei o nome de quase ninguém lá!Se Samantha Owen fosse realmente tão amiga de Simone, como ela não percebeu q a amiga estava com problemas? Será que a senhorita Owen ligou pra Samantha no Natal? É bem mais fácil colocar a Culpa nos "amigos" do FACEBOOK.Se Simone se matou, ela foi culpada, juntamente com a família e os "amigos da onça" como essa Simone.

  5. Mariana

    23/01/2011 07:55:19

    Quem foi que disse que impedir suicídio é ajuda?

  6. Rodrigo Rocco

    12/01/2011 10:15:36

    Eu ia dizer exatamente a mesma coisa sobre a história do menino e o lobo. Aposto que ela vivia fazendo ceninha e os amigos já deviam estar de saco cheio. O problema é que, provavelmente, nenhum de seus supostos amigos a conheciam profundamente (como um verdadeiro amigo deveria conhecer) para saber que essas "ceninhas" eram realmente sintomas de um quadro de depressão.

  7. Carlos

    09/01/2011 01:26:25

    É exatamente isso que a Rebeca falou: é como na história do menino que gritava lobo.Sempre fazia isso e era mentira. No dia que falou de verdade, ninguém acreditou.Triste, mas verdade.

  8. @MafiosaBe

    07/01/2011 18:28:58

    Ateus...me fazem rir, falam mais de Deus do que os próprios protestantes.

  9. Leonardo Vieira

    07/01/2011 00:31:56

    #ForeverAlone

  10. Adriano Brasil

    06/01/2011 17:26:09

    É bem capaz desses retardado de internet largarem o seu mundo virtual pra ajudarem quem quer que seja, dá um trabalho levanta aqueles rabo imenso das cadeiras.

  11. ateu

    06/01/2011 14:09:16

    Wulf,Deus não existe. É tudo invenção da midia....

  12. Ingo

    06/01/2011 13:57:06

    Também acho que é escolha pessoal.

  13. @RebecaFacchin

    06/01/2011 13:47:53

    Já ouviu a história do menino que gritava lobo ??? então.

  14. Wulf

    06/01/2011 12:06:08

    É impressionante até que ponto chegou o ser humano. Eu ainda ontem estava observando o quanto é possível ver de odio, raiva e frieza nos olhos das pessoas. Não é possível se conformar com a atitude do mal influenciando o mundo. Estamos muito afastados de Deus, nosso amor está esfriando dia apos dia, por algum motivo ele está desaparecendo, e é justamente isso que preocupa. Pensamos apenas em nós mesmos, nos aproximamos das pessoas não porque gostamos delas mas sim por interesse, amar as pessoas hoje em dia é absurdamente e inaceitávelmente motivo o sufienciente para ser tachado do que? De emo? Boiola? (Com o perdão da palavra). É triste. A humanidade nunca esteve perfeitamente bem, nunca fomos perfeitos, mas hoje ,sem dúvidas, vivemos os piores de nossos dias. Que Deus tenha piedade dessa mulher, e que descanse em PAZ.

  15. Marcelo Pereira

    06/01/2011 11:22:45

    Pois é. 1.000 amigos no Facebook.Nenhum na vida real.Triste isso. Mas é cada vez mais real.E comum.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso