Blog do UOL Tecnologia

Twitter exige que perfil falso de Steve Jobs seja classificado como paródia

Rodrigo Vitulli

@ceoSteveJobs é falso. Aliás, esse é apenas um entre dezenas de perfis que usam o nome do CEO da Apple indevidamente. Se o verdadeiro Steve Jobs tem uma conta no Twitter, ele não divulga o nome verdadeiro (mas ele não parece ter o perfil de quem gosta de redes sociais). O problema é que a conta @ceoSteveJobs tem tantos seguidores que por vezes é considerada verdadeira. Lembram-se do caso com o jornal “Daily Mail”?

Tanta relevância parece ter incomodado a Apple, que pediu aos administradores do Twitter para que classificasse o “fake Jobs” como paródia, exatamente como consta no regulamento do microblog. Desde então, o dono da conta, que se auto-denomia como Christof, tem recebido alguns contatos do Twitter pedindo para que o nome (@ceoSteveJobs) seja alterado. De acordo com a política do site, qualquer conta que utilize o nome de alguém sem autorização deve ser identificado como “fake” ou “parody” (falso ou paródia). A conta então passaria a se chamar @fakeceoSteveJobs.

Christof não anda contente com os e-mails que tem recebido dos administradores do Twitter, tanto que ainda não mudou o nome do perfil. No entanto, as mensagens estão cada vez mais ríspidas e, caso o nome não seja mesmo alterado, a conta pode ser excluída dos servidores.  Como última opção, Christof pediu ajuda a um dos blogs de tecnologia bastante influente nos EUA, o ''TechChrunch'', alegando que mudar o nome afetaria diretamente a graça, que é justamente o atrativo do perfil. Mas algo nos diz que ele vai mesmo ter de alterar. Regra é regra.

Lá do TechCrunch
Imagem:
reprodução