Blog do UOL Tecnologia

Aplicativo “VLC” é retirado da App Store

Rodrigo Vitulli

Pouco mais de dois meses após o lançamento, o aplicativo VLC para iPhone/iPod Touch/iPad foi removido da App Store. O player de vídeo de código aberto, bastante conhecido no mundo dos PCs por “rodar qualquer tipo de vídeo” estreou nos aparelhos da Apple com vários bugs, é verdade, mas fazia um sucesso relativo entre os que desejavam mais liberdade para reproduzir outros formatos de vídeos.

Dessa vez não foi a Apple responsável por “censurar” o aplicativo, mas Rémi Denis-Courmont, um dos idealizadores e coordenadores do projeto. Rémi entendeu que a gestão de direitos autorais da Apple (DRM) não condiz com as propostas e ideologias do projeto GNU, um projeto de colaboração em massa para desenvolvimento de software livre, do qual o VLC faz parte, e pediu aos administradores da loja virtual para que o aplicativo fosse removido.

Notícia triste 🙁 : como a nova App Store para Mac possui a mesma política de direitos autorais, a probabilidade de termos o VLC afastados dos Macs é grande.

Lá do LifeHacker
Imagem: divulgação

  1. vinicius

    12/01/2011 08:28:26

    o Oplayer é um substituto ótimo para o VLC. toca praticamente todos os formatos possíveis de video ereconhece legendas .srt .Tem uma versão "lite" que é gratuita. recomendo!http://itunes.apple.com/us/app/oplayer-lite/id385907472?mt=8http://itunes.apple.com/us/app/oplayer/id344784375?mt=8

  2. Alexsandro Pimenta

    10/01/2011 13:35:42

    Date é o problema da apple, interfere de forms arbritaria demais para o meu gosto.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso