Blog do UOL Tecnologia

Perfil falso no Facebook usava foto de soldado morto no Afeganistão para conquistar mulheres

Rodrigo Vitulli

Um cidadão não identificado, que se auto-denomina Dylan Sorvino, criou um perfil falso no Facebook e utilizou fotos de Roberto Sanchez, um soldado norte-americano morto em combate no ano de 2009, na província de Kandahar, Afeganistão. O intuito do sujeito era aproximar-se de mulheres, por isso escolheu fotos de um soldado que considerou bem-apessoado para tal.

Um dos contatos de “Sorvino” no Facebook reconheceu o finado soldado na foto e avisou amigos e familiares sobre a fraude. Segundo testemunhas ouvidas pelo jornal local “New York Post”, o impostor mantinha contato com mulheres e se passava por um militar americano que voltaria em breve para a América. Para uma das mulheres, “Sorvino” escreveu: “Eu não estava preparado para você, esse seu sorriso incrível e essa sua capacidade de me fazer sentir falta de alguém que mal conheço. Tive que viajar mais de 12 mil quilômetros para lhe conhecer.” Ainda segundo testemunhas, “Sorvino” contava, detalhadamente, suas supostas atividades nas forças armadas e nos campos de batalha.

Ao ser desmascarado, um dos contatos no Facebook confrontou o impostor sobre sua verdadeira identidade. Desde então a conta na rede social está inativa. Se o responsável pelo perfil falso for morador da Califórnia, ele pode ser enquadrado na nova lei que criminaliza atos semelhantes.

Fórum: O que você pensa da proibição de criar perfis falsos na Califórnia?

Lá do Technoblog
Imagem: reprodução