Blog do UOL Tecnologia

35% dos adolescentes ignoram pedido de amizade dos pais no Facebook, diz pesquisa

Rodrigo Vitulli

Um estudo conduzido pelo centro educacional Kaplan, nos Estados Unidos, entrevistou cerca de 2.300 adolescentes com menos de 18 anos que possuem conta no Facebook. Do total, 35% dos adolescentes, cujos pais também possuem conta na rede social, não aceitaram o pedido de seus genitores. Entre o grupo dos que não aceitaram, 38% alegam ter ignorado sumariamente a requisição. Apesar da distância no Facebook, 82% dos jovens que não aceitaram o pedido dizem que os pais estão “bastante envolvidos” com sua vida acadêmica.

A pesquisa apurou também que 16% dos adolescentes que mantém contato com os pais virtualmente, o fazem pela condição de manter o perfil na rede. Junto com o resultado da pesquisa, a diretora do centro de estudos do Kaplan, Kristen Campbell, publicou um comunicado em defesa da atitude dos alunos: “Facebook continua a ser uma nova fronteia no relacionamento entre pais e filhos. Quando um filho ignora o pedido do pai, isso não quer dizer, necessariamente, que ele está escondendo alguma coisa. Também pode dizer que ele quer despertar independência nessa ‘parte’ da vida”.

Em maio de 2010, outro estudo do Kaplan entrevistou 973 estudante de universidade nos EUA que possuíam os pais como contatos no Facebook. Do total, 56% disseram não restringem os pais de nenhum conteúdo publicado na rede, enquanto 34% bloqueiam totalmente as informações.

 

Lá do Technolog
Imagem: Getty Images