Blog do UOL Tecnologia

Energia volta após 1 hora de apagão na Campus Party

Juliana Carpanez

A energia voltou no Centro de Exposições Imigrantes por volta das 19h, cerca de uma hora e dez minutos depois do início do apagão que tomou conta da Campus Party 2011 (veja fotos). O evento realizado em SP para discutir e oferecer tecnologia ficou sem luz e sem a tal internet ultraveloz de 10 Gbps (Gigabits por segundo) a partir das 17h50 desta terça.

Na foto: nerd que é nerd protesta com o notebook!

Choveu muito nas redondezas do Centro de Exposições Imigrantes. Mario Teza, diretor do evento, afirmou que há geradores no local, mas que a demanda é muito grande. As máquinas não teriam dado conta e, por isso, a organização anunciou que providenciaria novos geradores, relata o repórter Rodrigo Vitulli.

Os chamados campuseiros, que pagaram para participar e acampar no evento, reuniram-se em volta do estande da patrocinadora Telefônica para protestar – eram gritos, buzinas e muitas câmeras para registrar a confusão. Só xingou muito no Twitter, no entanto, quem tinha conexão 3G para postar conteúdo online.

Mario Teza disse ter sido informado pela Eletropaulo que um acidente na região destruiu uma ligação elétrica, causando o problema. O mesmo teria acontecido na madrugada de segunda para terça. Aí vem a contradição. Logo após o anúncio de Teza, a organização soltou um comunicado: “De acordo com a AES Eletropaulo, o corte de luz que afeta toda a região nesta tarde de 18 de janeiro aconteceu em decorrência das fortes chuvas”.

A campuseira Ana Carolina Cordeiro (foto), 20, relatou à repórter Ana Ikeda que já havia faltado luz na terça pela manhã. A jovem de São Paulo, que passou dez horas na fila para o credenciamento, disse achar a situação absurda. Mais calmo estava Jadson Barbosa, 21, que permanecia alheio à bagunça durante a falta de luz. Enquanto muitos protestavam (ou andavam de skate), ele usava a 1h54 restantes da bateria de seu notebook para selecionar as fotos a serem postadas em seu blog. Quando a bateria acabasse, ele planejava tomar banho (frio!?) e ir para a barraca onde está instalado.

Na hora do apagão, os campuseiros apelaram para a “santa da banda larga” – imagem abaixo, de uma ação de marketing — e fizeram uma procissão. A santa foi levada de onde estava até o estande da Telefônica, e os mais empolgados ajoelharam pedindo a volta da conexão (primeiro ela, depois a luz).

Fotos: Ana Ikeda

Mais #CP2011

  1. Roberto Girola

    23/01/2011 21:30:57

    Que coisa de NERD mesmo... Por mim devia ter ficado a semana inteira sem energia!

  2. Brasil

    23/01/2011 03:41:13

    Eu sou brasileiro com muito orgulho ,com muito amorTem um Brasil que é próspero outro não muda, Um Brasil que investe outro que suga, Um de sunga outro de gravata, Tem um que faz amor e tem o outro que mata, Brasil do ouro, Brasil da prata, Brasil do Balacouchê, da mulata, Tem o Brasil que é lindo outro que fede, Brasil que dá é igualzinho ao que pede, Pede paz, saúde, trabalho e dinheiro, Pede pelas crianças do país inteiro, Tem um Brasil que soca outro que apanha, Um Brasil que saca outro que chuta, Perde e ganha, sobe e desce, Vai à luta, bate bola porém não vai a escola, Brasil de cobre, Brasil de lata, É negro, é branco, é nissae é verde, é índio peladão é mameluco, é cafuzo, é confusão. Brasis (Seu Jorge)

  3. BeSerious

    22/01/2011 13:30:17

    Tudo babaca , bem feito!!!! Ainda pede pra mae e pai postar no uol rsrs faz me rir ... Patrocinadores sem nenhum compromisso real com inovação ou fomento ao desenvolvimento tecnológico e os tontos ainda pagam pra ir nessa lan house estilo super casas bahia... RsrsCampus Party, a super casas bahia das lan houses...

  4. X

    21/01/2011 05:43:38

    Se agora está assim, imagina em 2014? Se não mudar. com certeza o Brasil vai passar vergonha. E bota vergonha nisso! Tudo bem que as chuvas atrapalharam, imprevistos podem acontecer, mas existem erros tão pequenos que podem se transformar em grandes problemas depois.

  5. Diego

    20/01/2011 23:25:06

    Ao Fábio NS.Realmente muito pertinente o seu comentário....afinal de contas por que nós temos que protestar por algo ridículo e pequeno perto da grandeza dos acontecimentos que acontecem no Brasil. Verdade, mas quando você vai se divertir, balada, cinema ou qualquer que seja seu passatempo, você se preocupa com isso? não só com o Brasil, mas quando você está se divertindo e algo de ruim acontece e lhe atrapalha você não protesta, pois lembra que na áfrica existe fome e surtos de doenças? que no oriente médio pessoas morrem por divergências e intolerancias religiosas? que na ásia em alguns países existe repressão e limpeza étnica? Claro que se lembra não é mesmo?Discurso hipócrita, pseudo-subversivo, fútil e leviano é só o que escutamos, e infelizmente alguns de nós os adota como forma de basear nossa opinião, o que é lamentável. Tente na próxima vez, colocar-se no lugar das pessoas que estão lá e pagaram para estar e como tal merecem ser bem atendidas, não peço que se esqueça do lado humano e da condescendência que sente, claro que o momento é delicado paras as vítimas não só desta mas de várias tragédias pelo mundo, mas que tenha capacidade de filtrar o que é ou não é meramente hipocrisia.

  6. John Shepard

    19/01/2011 10:04:54

    Mais uma vez o Brasil "mostra sua cara". Não há competência para se organizar nada direito, muito menos pensar em contingências. E o pior, nem a gestão de crise, como o caso de falta de energia elétrica num evento de tecnologia. E, ainda mais grave, nada que os participantes fizerem em protesto, seja em manifestações, seja judicialmente, via PROCON ou qualquer coisa equivalente, vai servir para resolver a questão para os próximos eventos. Por que é Brasil. Esse nunca foi, nem nunca será, um país sério mesmo...

  7. Fábio NS

    19/01/2011 09:43:25

    Eu até entendo que neste evento exista muitos jovens criativos, futuros empreendedores, etc. Mas convenhamos: é patético ver pessoas exigindo a volta da conexão, a volta da energia elétrica, sabendo que o mundo fora do Campus Party está um caos, sabendo que regiões da grande SP alagaram, pessoas sofreram, pessoas morreram, etc. Em vez dessas pessoas ficarem acampadas com internet e outras regalias, deveriam estar trabalhando e auxiliando no resgate de pessoas no RJ.

  8. rubnei quicoli

    18/01/2011 21:17:23

    não farei mais nenhum comentario nessa uol....tudo que eu escrevo não publica, entao pra que abre espaço????

  9. Elcio Galvao Caldas

    18/01/2011 21:14:42

    Depois querem que chame o Brasil de primeiro mundo, está muito longe.

  10. joao batista borges

    18/01/2011 21:02:57

    ah, quem entender ter sido prejudicado fica com a faculdade de acionar os organizadores do evento perante o Procon- Juizado de pequenas causas, e o que é melhor: na cidade onde mora o consumidor, segundo as regras do CDC, ai sim, eles vao ficar bem espertos para o proximo ano, talvez até segurando contra queda de energia.

  11. Guilherme

    18/01/2011 20:56:24

    Eu estou na Campus Party e presenciei tudo ao vivo.O lance de se protestar em frente ao stand da Telefônica foi porque era o único stand que tinha luz. Todos os organizadores e patrocinadores se esconderam na hora e como a Telefônica é o principal patrocinador levou paulada.O lance é que eles subestimaram o consumo e os geradores não suportaram. Qualquer um que está aqui sabe disso, só que ninguém assume.

  12. luciano

    18/01/2011 20:24:40

    ola pessoal a eletropaulo nao tem nada a ver apenas as descargas atmosfericas desligam ou queimam alguns equipamentos aki em casa ate danifica+++depois de horas eu tb coloco no ar

  13. Adolfo Menezes Melito

    18/01/2011 20:21:28

    Cheguei or volta das 09:00 para participar de debates. Uma vigilante informou que o pessoal que cuida das credenciais não havia chegado. Acredito que as organizações de eventos no Brasil precisam melhorar muitíssimo. Os campuseiros não merecem esse cenário para receber investidores. Todo o processo é muito caótico. Quero ver o que vão dizer os grandes nomes presentes como Al Gore, Wosniak e outros. Esta é uma pequena amostra do quanto temos que melhorar para receber bem nossos visitantes nos grandes eventos esportivos que vêm por aí.

  14. Ramon

    18/01/2011 19:56:45

    Não entendi oque o serra e o Corinthians tem a ver com a historia, mas... Sempre tem um querendo fazer politicagem!É de fato bem lamentavel que o evento tenha tantos problemas, o valor pago não é barato! Mas certeza que para o proximo ano, com a queda do numero de campuseiros, sem duvida mais cuidados eles terão!É sempre assim... só deixam pra tomar medidas necessarias quando de fato forem mais do que necessarias

  15. mauricio

    18/01/2011 19:51:32

    legal isso , a organização do evento não levou em conta a possibilidade de pane elétrico, e rede de internet, mas energia é o basico deveriam ter deixado geradores de apoio, no caso da internet deveria ter conexões extras de outras operadoras e não só da telefonica , mas vai saber quem assumiu a bronca dessa desorganização hehehehehe.

  16. André Machado

    18/01/2011 19:43:35

    Se essa é a "qualidade" da organização da CP, eu nem quero ver como será a copa de 2014...

  17. marcos paulo

    18/01/2011 19:33:09

    Os chamados campuseiros, que pagaram para participar e acampar no evento, reuniram-se em volta do estande da patrocinadora Telefônica para protestar --- EU NAO ENTENDO, COMO PODEM TER TANTOS NERDS NUM MESMO LUGAR E SEREM TÃO BURROS? PROTESTAR EM UM STAND DA TELEFÔNICA NÃO RESOLVE NADA. Provavelmente não conhecem uma empresa chamada AES ELETROPAULO esta sim, dá suporte energético para a campus party, a telefônica apenas disponibiliza a internet para voces... pensem mais um pouco antes de protestar pois protestar no stand errado? ai também não dá né?

  18. mario

    18/01/2011 19:27:26

    até parece que os organizadores não são da area, esqueceram os geradores ? tô doido entaooooooo

  19. Nilo Aguiar

    18/01/2011 19:09:53

    Os organizadores irão culpar São Pedro ou a Eletrobras, de parequedas a presidente Dilma. O Serra não está participando e culpando sempre terceiros pela incompetência generalizada em São Paulo? Voces ainda podem confiar em construção de estádio do Corinthians? Com certeza irá ma.tar na construção e provavelmente usarão material de quinta e cairá no primeira pelada com toda Gaviões da Fiel. O estado mais rico continua sendo chacota para todos.

  20. Leandro

    18/01/2011 19:01:50

    É da proxima vez aluguem geradores...

  21. Luíza Luchi

    18/01/2011 18:39:54

    Todo ano faço um investimento para ir na cparty e esse ano vim em nome da minha emrpesa para contratar e divulgar nossos trabalhos. Infelizmente por conta da desorganização 2 das minhas colaboradoras foram embora por conta do stress que passaram. Ainda agora falta luz. #failtotal

  22. ROBERIO ANDRADE

    18/01/2011 18:37:53

    MEU FILHO RAPHAEL PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ, A TURMA SAIU EM DOIS ONIBUS DA FACULDADE DA BAHIA PARA SÃO PAULO, FORAM DOIS DIAS DE VIAGEM, CHEGOU NA SEGUNDA FEIRA. VENDO O COMENTARIO DE ALGUNS PRESENTES E DE ALGUNS PAIS DA FALTA DE ORGANIZAÇÃO, COMPROVAMOS ISTO NA PELE. A BARRACA RESERVADA A ELE ESTAVA OCUPADA INDEVIDAMENTE, TEVE DE ACOMODAR-SE EM OUTRA, OUTRO BLOCO E LONGE DOS SEUS COLEGAS. NÃO DEIXEM ESTA IMAGEM DA DESORGANIZAÇÃO PEGAR, FAMA RUIM É DIFICIL DE TIRAR.

  23. Ana Lúcia Jorge

    18/01/2011 18:17:23

    Ontem estive lá, para levar o colchão e as comidas para meu filho e pude ver a desorganização, bem diferente dos anos anteriores, já passava das 19 horas e a fila para os campuseiros entrarem era enorme e ninguém sabia dar uma informação, uma bagunça, ficarem sem energia em um evento deste porte é lamentável, é o principal item para poderem se conectar, 2 vezes sem energia!!A área de alimentação ficou distante, as entradas confusas.Meu filho participa pela 3 vez e eu nunca tinha visto assim!!Q feio, nota zera para os organizadores este ano!! Ana Lúcia

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso