Blog do UOL Tecnologia

Datablog: campuseiros gostam mais do Facebook; iPhone e Android dividem opinião

Rodrigo Vitulli

Enquanto Nilmar prefere o Orkut porque ''tem mais amigos'', João acha o Facebook mais organizado

Uma pesquisa do Gigablog mostrou que, dentro da Campus Party, 51% dos campuseiros entrevistados preferem o Facebook ao Orkut, que ficou com 25% da preferência. Já a porcentagem dos sem preferência, ou seja, aqueles que utilizam as duas redes da mesma forma, ficou em 16%.

Antes que você coloque esses dados em seu trabalho de faculdade, vamos deixar algo claro. A pesquisa não tem qualquer valor de amostragem científica: o blogueiro que aqui escreve saiu pelo evento entrevistando cem participantes para fazer o levantamento e publica aqui as conclusões com base no que os cem entrevistados disseram.

João Fernando, de 21 anos, faz parte dos adeptos do Facebook. Para ele o layout e a desorganização do Orkut são um problema: ''Depois que mudaram a interface do site, ficou uma bagunça, perdeu a identidade. O Facebook é mais organizado, principalmente na hora de compartilhar conteúdo'', explica. Tem gente que discorda. Nilmar de Souza, de 21 anos, é um deles: ''Conheço o Facebook, mas meus amigos estão no Orkut. Não posso simplesmente mudar''.

A pesquisa Gigablog (uia!) indica ainda que 57% dos campuseiros entrevistados utilizam smartphones. Do total de usuários, a briga entre Android e iPhone é acirrada. O sistema operacional do Google leva uma pequena vantagem em relação ao telefone da Apple com 16% ante a 15%. O sistema Symbian, da Nokia, ficou em terceiro lugar com 11% da preferência. Em último, com 1%, o sistema Blackberry, da RIM.

Se para muita gente, a conexão de 10Gbps (gigabits por segundo) da Campus Party é sinônimo de download, para 28% dos campuseiros isso não acontece. Eles disseram não utilizar nenhum tipo de compartilhamento P2P (peer to peer). Do total de participantes do evento que disseram compartilhar arquivos, 71% baixam filmes e séries, enquanto 22% preferem jogos (computador ou console) ou programas de computador.

Mais #CP2011

  1. Domingos Cesario Monteiro Fernandes

    23/02/2011 10:46:14

    Download com velocidade de 10Gb reais é muito bom. Pena que não é verdade dizem alguns campuseiros. Falta de energia é o mais grave. A empresa Futura Networks não tem muita experiência com geradores de energia, tanto é que no começo tinham 2 geradores e depois foi colocado mais 8 com um total de 10 geradores. Só espero que o Campus Party de 2012 seja melhor projetado. Gratos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso