Blog do UOL Tecnologia

Rede de compartilhamento interna da Campus Party tem mais de 87 terabytes em arquivos

Rodrigo Vitulli

Nem só de torrent vive um campuseiro. A velocidade de 10gbps (gigabits por segundo) é ideal para fuçar na internet um busca de arquivos, mas, dentro da Campus Party,  o torrent simplesmente não compensa. “Ahn? O blogueiro ficou louco?” Não, ainda não. A gente explica.

Boa parte dos campuseiros utiliza uma rede de compartilhamento interno, na qual a velocidade é bem maior, e a variedade de arquivos é tão farta quanto um bom site fonte de torrents. Simples, eles compartilham todos os arquivos do HD com os outros participantes do evento.

Para se ter uma ideia, a velocidade média alcançada pela equipe do UOL Tecnologia em um dos testes foi de 6 Mb/s (megabytes por segundo) para cada usuários que fornece o arquivo. Se diversos arquivos forem baixados de mais de um usuário, a velocidade pode aumentar proporcionalmente. Pasmem!, baixamos um filme de 1.3 GB em 3 minutos!!

Às 10:15 da manhã de hoje, a quantidade de dados compartilhada através da rede interna era de 87 TB (terabytes). O mesmo que 85 mil gigabytes!!! O usuário conhecido na rede interna por “GaloDoido” encabeça a lista de compartilhadores com mais de 17 TB de arquivos. É muito arquivo, e dos mais diversos tipos.

Tentamos localizar o “GaloDoido”, mas ele é um verdadeiro mito por aqui. Todo mundo já ouviu falar, mas seu paradeiro é desconhecido. Alguns dizem que ele tem mais de 15 HDs compartilhados, outros sequer acreditam em sua existência. O fato é que os arquivos estão disponíveis para quem faz parte da rede.

Os usuários de PC utilizam um programa chamado DC++ para compartilhar os arquivos. Já quem tem um Mac, prefere usar o ShakersPeer. Então, já sabe. Se ainda planeja dar uma visitinha na Campus Party, reserve um bom espaço do HD.

Mais #CP2011

  1. Rodrigo Rocco

    21/01/2011 10:23:46

    Visitantes conseguem acessar essa rede de compartilhamento ou só os campuseiros mesmo?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso