Blog do UOL Tecnologia

Rumor: RIM estaria testando aplicativos Android em Blackberrys

Rodrigo Vitulli

ShopSavvy divulga relatório com acessos de Blackberrys. Aplicativo só está disponivel para Android e iOS

Rumores recentes apontam que a Research In Motion, produtora dos celulares Blackberry e do tablet Playbook (vendido apenas nos EUA) estaria integrando os aplicativos da Android Market em seu sistema operacional.

O site de notícias norte-americano “Boys Genius Reporter” alega ter obtido informações exclusivas, provenientes de fontes internas da RIM, sobre a utilização da máquina virtual Dalvik, a mesma do sistema Android, em seus aparelhos. Isso permitiria executar qualquer aplicativo feito para Android nos celulares Blackberry.

A Dalvik possui código aberto, isto é, qualquer programador pode modificar o código fonte inicial para adequá-lo às necessidades. Em outras palavras, não há necessidade de acordo entre a RIM e o Google para que ambos utilizem a plataforma.

Enquanto os rumores aumentam a cada dia, uma nova evidência deixa o mercado  ainda mais ansioso. O produtor do aplicativo ShopSavvy notificou que três modelos de Blackberry utilizaram seus serviços nos últimos meses. Bem estranho, já que o aplicativo está disponível apenas para iOS (iPhone) e Android.

A possibilidade de três hacker terem adaptado os sistemas existe, mas é improvável. A como a gente gosta mesmo é de rumor, tende a acreditar nas especulações. Será? Seria um grande impacto no mercado de smartphones, já que, segundo dados da Gartner, a RIM possui 16% de representatividade.

Lá do Slashgear
Imagem:
reprodução/ShopSavvy