Blog do UOL Tecnologia

Conheça o AnonLeaks, uma espécie de WikiLeaks com dados sigilosos de civis

Rodrigo Vitulli

Há exatamente um mês, ativistas do grupo pró-WikiLeaks chamado de Anonymous atacaram a companhia de segurança HBGary Federal, depois que seu CEO, Aaron Barr, revelou que conseguiu infiltrar-se entre os membros do grupo e identificar o nome de alguns líderes.

Em represália, os ativistas acessaram a conta de e-mail pessoal de Aaron e de diversos outros membros da companhia. Ao todo, os hackers do Anonymous tiveram acesso a mais de 44 mil mensagens de todos os tipos, desde processos burocráticos e sigilosos da HBGary Federal a mensagens carinhosas trocadas entre Aeron e sua esposa (mais informações).

A revanche não parou por aí. Os membros do grupo Anonymous trataram de espalhar os dados sigilosos pela web. Logo depois da invasão, publicaram um arquivo torrent com todos os e-mails. Além disso, criaram o Anonleaks, uma espécie de WikiLeaks para divulgar todo o conteúdo obtido ilegalmente. O site está no ar há pouco mais de 15 dias e já reúne 71 mil e-mails (quase o dobro do obtido inicialmente) de diversos executivos da HBGary Federal. Assim como os dados vazados pelo site original criado por Julian Assenge, as mensagens estão organizadas por data, assunto e horário, estão disponíveis para qualquer usuário do mundo.

Em um dos e-mails, a esposa de Greg Hoglund, um dos parceiros de Aeron que teve sua conta invadida, faz menção à noite anterior a data de envio: “Adoro quando você usa aquelas meias felpudas com seu pijama. Adoro te beijar. Nós sempre dizemos que deveríamos nos beijar mais. Deveríamos fazer disso uma regra”.

Chega a ser assustadora a fragilidade de todo o sistema, principalmente de uma empresa que se propõe a oferecer segurança. Se a moda pega, não vai demorar muito para popularizarem o Anonleaks, com as mensagens da caixa de entrada de sua namorada, ou do seu chefe. Já pensou?

Imagem: reprodução

  1. andre

    09/03/2011 14:39:24

    Após ler uma notícia sobre a quebra de segurança dos e-mails de uma empresa de segurança (de internet, suponho), é divertido ler a frase que está abaixo da palavra "Comente":"Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado."Não será publicado ou compartilhado pelo Terra, mas o que poderá acontecer se caírem na mira do Anonleaks, por alguma razão?

  2. Vinicius Tavora

    09/03/2011 14:06:50

    É o velho ditado: "Em casa de ferreiro, o espeto é de pau"

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso