Blog do UOL Tecnologia

Foto de aliança roubada no Facebook leva casal para a cadeia

Rodrigo Vitulli

Um dos itens mais importantes do manual de conduta das redes sociais diz respeito à postagem de fotos: nunca publique nada extremamente pessoal, ou sigiloso. Deveria conter também: nunca publique nada que possa levar você para a cadeia.

Sim, já existem alguns casos registrados de fotos postadas no Facebook que ajudaram na captura do criminoso. Há um mês, o Gigablog apresentou o caso de Rodney Knight, um ladrão genial que postou a foto do furto no mural do Facebook da vítima (é verdade!).

Dessa vez um casal norte-americano foi parar atrás das grades porque a noiva publicou um foto no Facebook ostentando sua aliança de noivado. Detalhe: era roubada.

Tudo bem, Crystal Yamnitzky talvez não soubesse que seu noivo, Robert Driscoll, havia furtado a joia, coberta de diamantes, por sinal, mas a avó do rapaz disse ao jornal “WTAE Pittsburgh” que a moça também tem sua parcela de culpa.

Segundo a família do criminoso, Crystal pressionava o noivo para que ele a presenteasse com uma aliança de noivado. Robert, sem dinheiro, viu no furto a única solução: “Ela dizia o tempo todo ‘Quero uma aliança, quero uma aliança’. Eles se drogaram em uma festa e ele teve uma recaída”, disse Mimi DeCario, avó do rapaz. O fato se passou na residência onde aconteceu a festa.

A polícia da cidade de Pitcairn, no estado da Pensilvânia (EUA), reportou que o rapaz não roubou apenas o anel em questão, avaliado em US$ 12 mil, mas outras joias de menor valor, as quais vendeu em uma cidade próxima por US$ 250.

Um primo de Yamnitzky viu a foto no Facebook e, desconfiado do valor da aliança, comunicou as autoridades. O casal foi preso na última quinta-feira e será indiciado por furto.

Lá do WTAE Pittsburgh
Imagem:
reprodução