Blog do UOL Tecnologia

Testes apontam que o browser do Android é mais veloz que o do iPhone

Rodrigo Vitulli


* Qual sistema tem o tempo médio de carregamento de página mais rápido (em segundos)

Os usuários que defendem o sistema Android com unhas, ponta dos dedos e dentes agora têm mais um argumento. Segundo os resultados de uma série de testes feito pela empresa Blaze Software, o browser do Android é mais rápido do que o do iOS (iPhone). E a diferença não é pouca.

Para chegar a conclusão, a empresa realizou 45 mil tentativas de carregar páginas da web pelo celular. O Android teve um desempenho 53% mais rápido, com o tempo médio de 2,1 segundos por página, ante a 3,2 segundos de seu concorrente. Em 84% dos casos, o Android foi mais veloz no carregamento e fez o iPhone comer poeira.

Antes que você pense que o hardware do aparelho fez diferença, a empresa avisa que os testes foram realizados com dois aparelhos top de linha e com o software atualizado na versão estável mais recente: iPhone 4, com o iOS 4.3, e o Google Nexus S, com Android 2.3. E, claro, tudo baseado na mesma rede Wi-Fi.

A pesquisa também colocou em xeque o consenso de que a nova versão do iOS, e a atualização do JavaSript, tornariam a navegação mais veloz. Nos testes, o iOS 4.3 teve uma ligeira desvantagem em relação ao seu antecessor, o iOS 4.2: 3,25 segundos contra 3,18 segundos respectivamente. A diferença não é muito, é verdade, mas é contraditória.

ATUALIZAÇÃO: Em resposta aos resultados dos teste, a Apple enviou uma nota ao site CNET, dizendo que a empresa Blaze usou um aplicativo próprio para realizar os testes, e não o browser original, o Mobile Safari, cujo o poder de processamento e agilidade são exclusivos. Em outras palavras, segundo a Apple, usar um aplicativo de terceiros não permite a mesma experiência de navegação que o browser nativo.

A empresa Blaze rebateu a nota da Apple, dizendo que usou aplicativos compatíveis e integrados com os navegadores das plataforma, que, segundo eles, funcionam com o mesmo desempenho.

Lá da Blaze
Imagem:
reprodução

Bônus
Enquanto os fãs de cada sistema trocam farpas, a decisão sobre qual é o melhor parece cada vez mais subjetiva. Questão de gosto mesmo. Se você está em dúvida, dê uma olhada nos prós e contras de cada sistema que UOL Tecnologia selecionou:

Comparativo: veja 10 coisas bacanas que o Android tem que o iPhone não tem. E vice-versa

Veja Álbum de fotos


  1. Garfield

    18/03/2011 10:36:52

    Parece que não sabem fazer contas...O Android teve um desempenho 33% mais rápido (1 - 2,1 / 3,2), ou iOS teve um desempenho 50% mais lento (1 - 3,2 / 2,1).Se o Android fosse 50% mais rápido teria demorado 1,6 e não 2,1.

  2. Carlos

    18/03/2011 09:54:39

    No meu ver... estes dois sistemas, condizem do seguinte: Iphone, aparelho feito para designers (meio afrutalhados). e android, feito para coders, aqueles que realmente entendem no que estao mexendo! UMA VEZ ANDROID, SEMPRE ANDROID!

  3. Rafael Cardoso

    18/03/2011 08:49:55

    Bom, acho que tenho experiência para falar sobre o assunto, já tive o iphone 3 e o milestone1, atualmente eu trabalho com o Milestone 2 e iphone 4.São dois ótimos celulares, mas nem de perto o IOS bate o Android. Ponto para Android!A Apple ainda ganha na questão status, mas se o que você quer é um super celular, pare de comparar, ANDROID é 10, iphone é 7!

  4. Celso

    18/03/2011 07:16:35

    Gostaria de saber porque os usuários do iphone querem que o navegador seja "otimizado" para o IOS? Isso seria correto?O pau que dá em Chico é o mesmo que dá em Francisco.Deixem a Apple melhorar para chegar ao Android (multitasking) rsrsrs

  5. Paula

    17/03/2011 17:58:44

    Só não é verdade!

  6. Elias

    17/03/2011 17:57:18

    A verdade dos fatos! (não se deixe enganar com uma noticia descabida e irreal, desconfie)http://www.appleinsider.com/articles/11/03/17/android_vs_iphone_web_page_loading_speed_contest_flawed.html

  7. Rhino

    17/03/2011 17:53:28

    A verdade dos fatos é que o teste foi tendencioso a favor do Android... A ferramenta usada para a navegação é proprietária e tão pouco otimizado para o iOS, ou seja; o teste não foi conduzido pelo Mobile Safari do iOS 4.3, mas sugere que foi, pois cita o iOS.Se o mesmo teste tivesse sido aplicado com o Mobile Safari e houvesse tamanha discrepância, seria até motivo para uma matéria como essa... Mas não é o que foi conduzido. Não sei porque criar fatoctoides como esse, se os fatos demonstram o contrário.A mentira foi desmascarada aqui:http://www.appleinsider.com/articles/11/03/17/android_vs_iphone_web_page_loading_speed_contest_flawed.html

  8. Jusemar

    17/03/2011 17:26:29

    Senhores,Uma coisa é certa. O Android trava! É um ruindows.Tive um Milestone com este sistema e é uma droga. Demora para carregar, demora para desligar, se vc der dois toques ele se embaralha e trava.Uma pena.Mudei para o meu velho Blackberry e parei de me preocupar.Fui!!!!

  9. Camilinha

    17/03/2011 17:12:05

    Realmente o caldo está se entornando para o lado do ANDROID, a questão agora é com os fabricantes de celulares, fazeram algo descente, com tela de qualidade e outras coisas. Acontece que o ANDROID é utilizado em vários segmentos de aparelho, desde o mais barato aos mais caros (estes sim podem ser comparados ao IPHONE)

  10. Daniel

    17/03/2011 15:41:14

    Mais um pra serie "iPhone: FAIL". O desafio é achar algo em que o iPHone supere o Android. O Iphone já era "perdido" em seu processamento, imagine agora, tentando ser multitasking...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso