Blog do UOL Tecnologia

Blogger adiciona cinco novas opções de visualização para blogs

Rodrigo Vitulli

O Google faz mais uma aposta na tentativa de mudar o comportamento do leitor em consumir conteúdo na web, principalmente em blogs. Ao adicionar o código “/view” no final da URL principal de blogs hospedados na ferramenta Blogger, o usuário é direcionado para uma nova janela, com cinco opções de visualização dinâmicas e intuitivas.

Ao site “Mashable”, o produtor executivo do Blogger, Anil Sabharawal, disse que os blogs devem utilizar todos os poderes da web moderna, especialmente as tecnologias HTML5, AJAX e CSS3, que tornaram a web mais dinâmica ultimamente.

Confira a seguir um descritivo com os cinco formatos de visualização:

Flipcard: os post são mostrados em quadrados simétricos contendo apenas fotos correspondentes. Ao repousar a seta do mouse em cima da imagem, a data e o título do post são revelados.


Mosaic: os posts são agrupados conforme o assunto (tags) e depois mostrados em grandes fotos dimensionadas de acordo com a relevância do post.

Snapshots: privilegia apenas os posts com fotos, que são alocados lado a lado com o título do post na parte de baixo.

Sidebar: o título de cada post é mostrado como uma lista na parte lateral esquerda do site, parecido com um menu convencional. Ao clicar em algum deles, o conteúdo é mostrado à direta.

Timeslider: divide a em três colunas distintas. Na primeira coluna o visitante visualiza os posts mais recentes ou mais relevante, com fotos ou vídeos. Na segunda, o título do post e uma breve descrição do conteúdo é mostrado. Na terceira, apenas o título do post é exibido.

Para funcionar, é necessário que o proprietário do blog tenha habilitado a função RSS.

Segundo o blog oficial do Google, a funcionalidade ainda está em fase de testes e por isso o usuário apenas poderá acessá-la se incluir o código diretamente na URL.

Lá do Google Blog/ Mashable
Imagens:
divulgação