Blog do UOL Tecnologia

Conheça um dos responsáveis pelo sucesso do Facebook: Zuckerberg pai

Rodrigo Vitulli

E se nós disséssemos que Mark Zuckerberg não é o único gênio por trás do Facebook. E, claro, não é do brasileiro Eduardo Saverin, ou dos sócios Sean Parker e Dustin Moskovitz que estamos falando. Talvez um dos grandes responsáveis por você “curtir” tanto a vida alheia na web seja um dentista careca chamado Edward Zuckerberg e conhecido como “Painless Dr. Z”.

Escritório de Edward em Dobbs Ferry, a 45 minutos do centro de Nova York

O bom entendedor já sacou que o careca em questão é pai de Mark, dentista, grande entusiasta da tecnologia e a principal influência de Mark quando pequeno. Segundo um perfil de Edward publicado no jornal “Los Angeles Times”, Mark teve suas primeiras aulas (informais) de programação com o pai em um velho e saudoso Atari 800.

Não demorou muito para que o pequeno Zuckerberg se interesse pela atividade e passasse criasse códigos de programação mais complexos. Um dia, entediado com a lição de casa, Mark construiu, com ajuda de um livro de programação e de seu pai, uma rede de comunicação interna que permitia aos funcionários do consultório trocar mensagens instantâneas entre si utilizando computadores. Eles a chamaram de ZuckNet.

Edward, cujo primeiro computador adquiriu no ano de nascimento do filho, um IBM de US$ 10 mil, procura aplicar os conceitos da tecnologia em seu consultório. Ele é pioneiro em agendamento e acompanhamento de consultas por e-mail e, lógico, Facebook. O famoso “Painless Dr. Z” também foi um dos primeiros dentistas a lançar um aplicativo para Facebook (pudera!) e a criar promoções para as pessoas que o divulgassem.

Cara de um… Marquinho ficará careca?

O dentista vê em uma qualidade que tanto ele próprio quanto o filho possuem: “A palavra-chave é ‘visão’. Todos nós somos expostos a um monte de informações, mas quantos são visionários? […] Não é sobre matemática [sobre os códigos que ensinava ao filho] é sobre visão”, completa Edward.

Lá do Los Angeles Times
Imagens
: reprodução e Nati Harkin/AP

  1. Márcio Venan

    03/04/2011 23:16:13

    Esse Zuckerberg filho e Pai são super inteligentes. Mias o que tem haver um dentista com programação? vai saber né!Mais uma coisa eles estão certos, eles tem visão.

  2. joao

    02/04/2011 18:47:52

    Eua acho que ele já é careca. O que ele usa é uma peruca, para cobrir a testa!!

  3. Rodrigo

    31/03/2011 17:31:46

    Com a grana que ele tem, só fica careca se quiser :)

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso