Blog do UOL Tecnologia

Tumblrs escancaram preconceito contra empregadas domésticas

Guilherme Tagiaroli

A internet, como todo bom usuário que leu a cartilha universal do uso da rede sabe, não esquece nada do que é postado. Independente de ser algo bom ou ruim, tudo na web tem um preço – que muitas vezes é caro para quem não pensa antes de publicar.  O mais novo caso de mau uso da internet tem relação com preconceito  (não, não tem nada a ver com as declarações do deputado Bolsonaro)  contra empregadas domésticas.

Há, em específico, dois tumblrs (blogs minimalistas) que escancaram o preconceito contra este tipo de ocupação nas redes sociais: o Tragédia da empregada e o Classe Média Sofre (este último é um pouco mais abrangente: tem reclamações recorrentes da classe média brasileira).

Os blogs têm estrutura parecida e não produzem conteúdo, apenas reproduzem: eles juntam mensagens preconceituosas de redes sociais e, em seguida, fazem um pequeno comentário irônico, reprovando o tipo de conteúdo. Todos os autores das mensagens têm a identidade ocultada.

Ao navegar por eles, é possível encontrar mensagens como:

Apesar de não ser nenhuma novidade que pessoas falem mal de outras pela internet, a questão é que parece que os usuários não aprendem. No ano passado, por exemplo, Mayara Petruso, estudante de Direito, foi execrada por ter postado uma mensagem ofensiva ao povo nordestino no Twitter: “Nordestisto [sic] não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”.

Em menos de uma semana, ela saiu do estágio de Direito, foi processada pela OAB-PE e ainda foi alvo de reportagens da imprensa internacional, em função da polêmica sobre o assunto.

Será que do caso das empregadas domésticas surgirão novas Mayaras Petruso?

Conheça alguns outros Tumblrs

Veja Álbum de fotos

  1. bia

    14/07/2011 11:52:26

    vc iria gostar de de ser humilhado la no exterior?,como muitos aki fazem humilham seus proprios conterraneos quando chegam la em outro pais sao humilhados depois ficam reclamando,pior q vao daki p lavar louça,limpar chao em fim fazer serviço q os proprios habitantes nao querem fazer....odeio gente sem noçao áh!! quando estao lá, ficam sentindo falta do brasil porq ein ?

  2. Paulo

    12/04/2011 07:43:52

    Talvez o primeiro post seja apenas uma brincadeira com a empregada ja que ANTA NORDESTINA virou bordão popular de uma certa novelinha do emaranhado global que eu nao lembro o nome... Antes de sair acusando tudo e todos, voces devem analisar o contexto geral da situação ja que no Brasil se uma pessoa arrotar e a imprensa falar que é ruim as pessoas mais exaltadas tentarão fazer um linchamento publico, as pessoas esquecem de um principio constitucional que apesar de nunca ser respeitado pela imprensa, é conhecido como presunção de inocencia... E não me venha com esse maralismo barato de quem se acha o super guru...

  3. Carol

    12/04/2011 03:37:12

    Tem gente que gosta de achar pelo em ovo mesmo. Anta Nordestina é a forma como a personagem Nazaré da Renata Sorrah falava da Maria do Carmo na novela Senhora do Destino... Preconceito existe e está aí, mas colocar em tudo já é demais!!

  4. Betty

    08/04/2011 16:12:10

    Eu concordo que o primeiro é preconceituoso, mas contra nordestinos e não contra empregadas. Se fossem post falando mal dos chefes, de vizinhos, de irmãos mais novos, o que fosse, não ia ser visto como preconceito... Se fosse "o ar condicionado esta pingando pq a ANTA do meu irmão dobrou a mangueira" não teria problema nenhum, não é mesmo? Não que seja o tipo de coisa que eu ache que deva ser compartilhada na internet, mas essa é outra discussão.Eu acho que as pessoas andam muito na defensiva, claro que existe preconceito e que precisa ser combatido, mas não podemos considerar que tudo de negativo como ataques diretos a determinados grupos.

  5. reginaldo feciano

    08/04/2011 15:22:10

    E aí nesse momento,.. surgem os boris casoi da nossa sociedade....

  6. maria

    08/04/2011 15:07:51

    Essas criaturas estupidas que menosprezam empregadas domesticas são burras de dá dó .Pq eles mesmo não limpam suas sujeiras,assim não precisariam conviver com essas pessoas que eles consideram inferiores . Uma pessoa pra pensar isso de outra ja denota o qto é infeliz , deve ser uma pessoa que tem mania de grandeza mas é ignorada por quem tem dinheiro e por isso se vinga . Sem contar o grau de cultura que é nulo .pessoas informadas cultas e esclarecidas nao fazem esse tipo de comentario pq sabe como funciona a sociedade . Peço pra essas criaturas que pensam que são gente fazer o favor de ir morar onde nao tem empregadas antas ,quem sabe assim elas se sobressaiam . Francamente ...

  7. Rhuan Gabriel

    08/04/2011 14:26:18

    Bem coisa de piá de prédio, mal conhece a história cultural do país em que vive e fala mal do Nordestino. Tenho VERGONHA desses jovens, fico preocupado com a educação dos jovens Brasileiros. Esse tipo de situação NÃO PODE IR PARA DEBAIXO DO PANO, tem sim que revelar a identidade e ser punido a altura. VERGONHA!

  8. M. Link

    08/04/2011 13:43:23

    Concordo com quem disse que o primeiro post mostra o preconceito contra nordestinos, muito mais do que com a classe de trabalhadores domésticos. Já a segunda não passa de um arremedo de piada sem graça, mas não de preconceito propriamente dito pois não me parece uma generalização e sim um caso isolado de duas pessoas com opiniões e gostos diferentes.

  9. Roberto

    08/04/2011 13:38:43

    Não vi nada de mais no segundo post. Tem gente que gosta de procurar pelo em ovo, viu...

  10. eliane

    08/04/2011 12:39:15

    é uma vergonha ao invés de nós brasilleiros sermos unidos porque não tem ninguém por nós simplesmente essa gente gente burra impera ainda mais a rivalidade , pra quê isso?e se a classe média não tem competência para ser rica não jogue a culpa nos outros, até mesmo porque somos mestiços e de repente esses preconceituosos tem um nordestino nos seus antepassados e não sabem..... ô povo burro!!!!!!!

  11. Renato

    08/04/2011 11:46:50

    Esses posts mostram que o preconceito impera no Brasil. Tudo culpa da petezada que está no poder há mais de 8 anos e não faz nada para acabar com isso. É um absurdo o descaso da presidentA Dilma com o preconceito existente no Brasil e nossos deputados ainda não fazem nada para acabar com isso, é uma pouca vergonha, é um absurdo que ganhem um salário daqueles e não façam nada para impedir coisas horríveis como esta que vemos aqui. Onde estão nossos parlamentares quando precisamos deles? Onde está a presidentA quando precisamos dela? Onde está o Lula quando precisamos dele? Onde está o Sarney quando precisamos dele?

  12. René

    08/04/2011 09:56:32

    O Estado brasileiro deve pensar mai seriamente em ampliar as ações da Polícia Federal na internet. O preconceito passou dos limites na rede.

  13. Jason

    08/04/2011 09:50:26

    Por que não mostra quem escreveu... Ta na internet mesmo milhões de pessoas já viram. Vamos deixar de acobertar esse tipo de gente.

  14. Felipe

    08/04/2011 08:29:15

    Não tiveram peito de expor seu preconceito? Por quê ocultá-las agora? [2]

  15. Rodolfo

    07/04/2011 22:19:26

    O primeiro post coloca em evidencia novamente o racismo contra os Nordestinos (está em CAPS) e a matéria aqui começa e termina comentando somente sobre as empregadas domésticas!? Somente fala alguma coisa quando cita o caso da estudante de direito, que não tem relação causal com os posts.Pegue, por exemplo, a mensagem do primeiro post e troque "empregada" por "médica", a mensagem continuará ofensiva e pode-se ver claramente que não é a profissão que está sendo agredida, mas sim ser nordestino.Minha gente... abram os olhos!

  16. Fau

    07/04/2011 18:42:50

    Essas criaturas deveriam sim ter suas identidades reveladas. Precisam enfrentar o repúdio público. Não tiveram peito de expor seu preconceito? Por quê ocultá-las agora?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso