Blog do UOL Tecnologia

Policiais usam gadget para colher dados de celular em blitz nos EUA

Ana Ikeda

Seu celular, sua vida: dentro do aparelho dá para guardar e-mails, contatos, SMS, páginas da internet que você acessou, histórico de ligações (e bônus: se usa iPhone, dados exatos de onde você esteve e quando). Agora, já pensou em ser parado numa blitz e ter o smartphone acoplado a um dispositivo que suga todas as informações que estão dentro dele?

Em Michigan, nos Estados Unidos, patrulhas da polícia estadual começaram a utilizar o Cellebrite UFED, um aparelho que consegue extrair dados de uma vasta gama de celulares – inclusive os com sistema Android do Google e iOS da Apple. São vários modelos de dispositivos, o da foto abaixo é o Physical Pro:

Com ele, os policiais têm acesso rápido a informações como e-mails, histórico de navegação web, ligações, mensagens instantâneas, localização, contatos (Ops! Tudo aquilo que citei no início do texto). E todas essas evidências podem ser usadas contra você num tribunal.

Quem não gostou da novidade, além dos “meliantes”, foi a União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês). A entidade enviou recentemente uma carta ao diretor da Polícia do Estado de Michigan, afirmando que se trata de busca e apreensão “injustificadas”. Se o cidadão não recebeu “voz de prisão”, não teria a obrigação de entregar o celular ao policial. Mas se fosse uma agenda de papel dentro do carro sendo revistado, não poderia ser checada pela patrulha?

A polêmica vai longe. Nos Estados Unidos, ao menos.

Lá do Popular Mechanics

Imagem: Reprodução

  1. Andre Zenun

    21/04/2011 21:03:59

    O que estamos vivendo é o grande crescimento da tecnologia computacional, que por um lado é algo muito positivo, porém por outro, estão invadindo nossa privacidade de forma absurda e desmedida. Ter acesso a todas as suas informações é algo inaceitável. Cada vez mais estes aparelhos portáteis te dão mais possibilidades e assim guardamos mais coisas ali. Até parece que o desenvolvimento tecnológico avança por interesses perigosos dos governos em monitorar toda e qualquer atividade do povo! O negócio é voltar ao tijolão, a camera digital, ao mp3 player, a agenda tradicional e as cartas!

  2. defranco

    21/04/2011 13:25:41

    Obviamente é um abuso.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso