Blog do UOL Tecnologia

Facebook contrata empresa de relações públicas para difamar Google, diz site

Rodrigo Vitulli

O clima está realmente pesado entre as empresas Google e Facebook. Isso porque o site “The Daily Beast”, ligado à revista Newsweek, publicou uma acusação um tanto séria contra a empresa de Mark Zuckeberg. Segundo a coluna do jornalista Dan Lyons, o Facebook teria contratado uma agência de relações públicas para espalhar notícias difamatórias envolvendo o Google e sua política de privacidade; principalmente envolvendo um serviço do Google chamado Social Circle, que permite pessoas com conta no Gmail visualizar informações pessoais de amigos e pessoas ligadas a eles.

A empresa supostamente contatada pelo Facebook para o trabalho chama-se Burson-Marsteller. Uma das acusações mais sérias e factuais envolve Chris Soghoian, um famoso blogueiro dos Estados Unidos, que teria recebido um convite de representante de Burson para escrever posts tendenciosos a respeito da política de privacidade do Google. Depois de recusar, Chris teria divulgados os e-mails trocados com a Burson, evidenciando o ocorrido. Algumas das mensagens foram divulgadas pelo jornal ''USA Today''.

Em uma apresentação para jornalistas, representantes da empresa Burson disseram as seguintes palavras sobre o Social Circle: ''Os americanos precisam ficar atentos a intromissões em suas vidas que o Google está catalogando e transmitindo a todo minuto, todos os dias, e sem permissão'', relata a coluna de Dan Lyons.

Depois que a caso veio à tona, o jornalista do “The Daily Beast” Dan Lyons confrontou um porta-voz do Facebook, que teria confirmado o envolvimento da rede social com a empresa de relações públicas (até então, as suspeitam recaíam a Apple e Microsoft). De acordo com sua coluna, o porta-voz alegou que o Facebook estava preocupado com o fato de o Google estar violando a privacidade de seus clientes e com a suspeita de que a empresa concorrente estivesse usando dados do Facebook em seus serviços de redes sociais.

O porta-voz, no entanto, apesar de ter confirmado o envolvimento com a empresa de relações públicas, não confirmou que a contratação também envolvia a propagação de notícias difamatória contra o Google.

Por ora, nenhuma das duas empresas comentou publicamente o fato. O Google, segundo o site “Engadget” declarou que precisa de mais tempo para interpretar os fatos e tomar uma posição oficial.

Lá do Engadget / Techcrunch / The Daily Beast / USA Today
Imagem:
Reuters 

As empresas estão sempre entre ''tapas e beijos''. Confira abaixo grandes duelos entre as empresas de tecnologia:

 

  1. Fabio

    13/05/2011 09:11:53

    Parece coisa de fo-fo-queiro. A informação está cheio de falhas. Precisamos começar a tratar este tipo de questão com mais seriedade. Alô! Pessoal do "chute ao balde"! ... voltem a cobrir as celebridades.Obrigado!

  2. Thiago Barbosa

    12/05/2011 20:14:41

    O caso é grave, Como ferramenta de busca o Google ainda continua sendo a melhor, mas em rede social, leva uma lavada do Facebook.

  3. Johnatha

    12/05/2011 20:02:48

    Podem me contratar. rs

  4. Ruy Barbosa

    12/05/2011 19:28:52

    No Brasil também já tem gente copiando esse modismo para ganhar dinheiro. O que LULA foi difamado pela Internet, não foi brinquedo não!

  5. Anderson

    12/05/2011 18:24:24

    Até quando o U O L e os outros sites irão publicar notícias com títulos que não correspondem com o texto só pra fazer a gente perder tempo e respeito por esse site e procurarmos outro?

  6. Paulo Scaff

    12/05/2011 17:41:16

    facebook??? Quem saõ estes bisbilhoteiros da vida para se comparar com a maquina GOOGLE . O facebook esta a serviço da mediocridade . O google a serviçio da humanidade . Quem nunca pesquisou uma doença , uma empresa , um negocio , uma ação , uma curiosidade , um nome , uma noticia antiga no google??

  7. Alex

    12/05/2011 17:04:39

    Isso é pratica comum no mundo empresarial. No mundo dos games, é só ver o tratamento que alguns sites dispensam a Sony ou a Microsoft.Não é ilegal, mas é imoral.

  8. luiz henrique

    12/05/2011 16:31:12

    quem sao facebook ?????????????????? bbabbabababababgoogle na cabeca..............

  9. Flavio

    12/05/2011 16:28:49

    Nada de difamar , isso e coisa para rechear esta coisa de noticias , por que não tem nada mas para por!Ninguemn difama UOL mas todo mundo sabe que quando se fala alguma coisa que a UOL não gosta , a mensagem não e publicada!!! Tem que ser do lado politico da Uol e conveniente para UOL . Por que a uol como a Folha fazem o que acham conveniente com os comentarios , mesmo que paguemos o nosso dinheiro!!

  10. Sheila

    12/05/2011 16:06:53

    O título da matéria "Facebook admite contratar empresa de relações públicas para difamar Google, diz site" se contradiz com o trecho onde diz: "O porta-voz, no entanto, apesar de ter confirmado o envolvimento com a empresa de relações públicas, não confirmou que a contratação também envolvia a propagação de notícias difamatória contra o Google.".Há títulos com duplo sentido ou ainda sensacionalista, mas neste caso ele está mal explicado, levando o leitor a fazer uma interpretação que não corresponde com os fatos! Não constumo postar comentários, mas se o fiz é por que fiquei bastante incomodada a ponto de manifestar a minha opinião.

  11. São Paulino

    12/05/2011 16:02:49

    Ah, isso é fácil! Se o Facebook quer difamar o Google, eles não precisam gastas um centavo com isso, há uma forma de o fazerem com o que o próprio Google pague para isso: É só eles darem um jeito de colocar o profissional (?) RLopes para trabalhar no Google, aí a difamação, vergonha e humilhação é questão de semanas!Flw!

  12. marcelo

    12/05/2011 15:55:18

    Realmente o Google tem tudo nas mãos, ou diria nos servidores. muitas informações, do mundo todo..... já pensaram essas informações cair em mãos erradas.... até onde é seguro esses dados... eu mesmo já aposentei a muitos anos o explorer.... e só uso o windows pq todo mundo usa, apesar que acho o linux muito bom....Como li num dos blogs da uol, no futuro os relógios já sairão com o google embutido para pesquisas rápidas...MUITO CUIDADO NESSA HORA! Nem meus arquivos que estão no meu pc é seguro....

  13. Nanci Yamazaki

    12/05/2011 15:45:08

    È bom conquistar um lugar ao sol..desde que náo use a costas do concorrente como degrau ...è um direto de tds lutar por seu espaço!

  14. Fernando

    12/05/2011 15:36:09

    Caso mais grave do que parece...

  15. Paulo Carvalho

    12/05/2011 13:11:42

    Bem, pra difamar não precisa ser RP, qualquer um pode fazer...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso