Blog do UOL Tecnologia

Canal do YouTube incentiva debate democrático entre políticos e cidadãos norte-americanos

Rodrigo Vitulli

Internet e democracia são palavras que convergem. A maior prova disso é que regimes autoritários temem e combatem a internet.  Porém, mais do que um ambiente em comum, onde são combinados encontros e manifestações (vide os casos de países do Oriente Médio e norte da África), a internet caminha para uma participação efetiva por parte dos cidadãos, inclusive nos países democráticos.

O YouTube inaugurou um canal de vídeos nesta quarta-feira (18) que exemplifica minimamente a participação dos cidadãos na política por meio da web. Ao acessar o YouTube Town Hall, o usuário se depara com dois depoimentos divergentes de políticos quanto a um determinado assunto, que pode ser finanças, educação ou qualquer tópico de interesse público. Os vídeos são feitos e divulgados pelos próprios políticos.

Depois de assistir aos vídeos, o usuário tem a opção de votar (apoiar) na opinião que julga mais adequada para cada tópico. Um detalhe: os usuários só ficam sabendo sobre a orientação política e partido do político em cada vídeo depois do voto (ao menos que os reconheçam previamente, é claro). Os vídeos mais pontuados serão elencados como destaque.

A princípio, os temas dos tópicos são escolhidos pela relevância no canal de notícias do Google e pela frequência em que são buscados no serviço de buscas da empresa. Mas o canal YouTube Town Hall deve abrir espaço para que internautas enviem perguntas diretamente em breve. Aliás, isso já é possível, com a ressalva de que a escolha das perguntas ainda é moderada.

Será mesmo questão de tempo para que possamos votar em leis e tec., sem intermédio de representantes no congresso ou onde quer que seja? Go, Internet. Go!

Lá do Mashable
Imagem:
reprodução