Blog do UOL Tecnologia

Site oferece ferramentas para criar memes em poucos minutos

Rodrigo Vitulli

Os memes em formato de caricaturas são horríveis, mal desenhados, mas têm uma qualidade inédita: conseguem dar voz àqueles que não possuem dons artísticos, mas gostariam de expressar muita raiva, ou ironia, ou sacanagem, ou… enfim…

Como se já não bastasse a simplicidade dos traços, já é possível criar memes em série; aqueles no estilo histórias em quadrinhos. Tudo o que você precisa é de uma boa ideia e dedicação. Basta entrar em alguns dos sites que oferecem templates prontos para soltar a imaginação.

Um dos criadores de memes mais bacanas da web é o Ragebuilder. O site oferece ferramentas como pincel e editor de texto para ilustrar os balõezinhos de dezenas de personagens. Dentre os eles os famosos “Fuuuu” e “Forever Alone”. Depois, basta exportar a história em JPEG e distribuir por aí. A tira que ilustra o post foi feita em cinco minutos (por isso está tão tosca). Vale a pena!

Para quem não sabe, os memes configuram tudo o que se torna viral na internet. Geralmente são reproduzidos massivamente e, muitas vezes, fora de seu contexto inicial. O próprio nome, meme, foi cunhado na comunidade científica para exemplificar uma memória ou uma ideia que se multiplica de indivíduo para indivíduo (explicação extremamente básica da tese do cientista Richard Dawkins). Claro, como a internet se apodera de tudo e todos, os “memes” acabaram se tornando essas coisinhas feias que você pode ver no álbum abaixo, entre outras coisas.