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Eduardo e Mônica: Vivo nega que tenha copiado ideia de comercial do Dia dos Namorados feito há 11 anos

Ana Ikeda

Uma campanha publicitária da Vivo se espalhou na última quarta (8) pelas redes sociais ao mostrar um vídeo sobre a história de “Eduardo e Mônica”, da música do grupo Legião Urbana. Foram quase 1,8 milhão de visualizações no YouTube em menos de 24 horas. Mas se ontem o clima era de festa, hoje a notícia de que existe um outro vídeo, feito há 11 anos com a mesma canção, pode transformar o pretenso sucesso publicitário num dos piores #epicfails da área. As mesmas redes sociais que ajudaram o vídeo a se tornar viral estão acusando a operadora Vivo de plágio.

Em 2000, a operadora de celular ATL, numa campanha para o Dia dos Namorados, usou a música para uma fazer um vídeo de promoção de aparelhos. A semelhança dos dois vídeos realmente impressiona (veja abaixo a cena de Eduardo acordando e vendo as horas no celular). A Vivo, em nota à imprensa, afirma que não tinha conhecimento da campanha comercial da ATL.

Segundo a empresa, trata-se de uma iniciativa inédita, chamada de “brand content”, que “conjuga de forma emocional o entretenimento com uma marca específica, em formatos como TV, internet, mídia impressa, rádio ou eventos”. A operadora diz ainda que a campanha não foi elaborada especificamente para o Dia dos Namorados.

Há de se levar em consideração que a ideia de levar para a telinha a história de um casal ícone, de uma canção ícone, de uma banda ícone, não é lá um arroubo de criatividade. Inclusive, uma outra música do Legião Urbana, “Faroeste Cabloco”, vai virar filme em breve.

#Epicfail publicitário ou não, a questão é que “Eduardo & Mônica” continuam na lista dos tópicos mais comentados no Twitter — mas agora grande parte das menções é negativa em relação ao vídeo. ''Esse negócio do plágio de Eduardo e Mônica tem 1 explicação bem simples: estagiário responsável pela pesquisa mal pago!'', diz um tuiteiro. Outro brinca: ''Bom, se isso ñ for plágio, vou criar 1 empresa de nome ''Maicrosófiti'' e usar, como logo, uma maçã branca s/ um pedaço.''

Lá do YouTube.

Imagem: Reprodução

  1. Eveelyn

    07/07/2011 11:24:32

    aaaaaaaai, eu AMEI o comercial

  2. suellen

    12/06/2011 15:57:55

    Assisti aos dois vídeos e a única semelhança que existe e a cena em que os "Eduardos" acordam e olham as horas nos seus celulares. O que pra mim não caracteriza plágio, visto que as cenas são elaboradas a partir da letra da música " Eduardo e Mônica" e nada mais óbvio que ao acordar os “Eduardos” olhassem as horas em um celular, até porque os dois vídeos representam duas empresas de telefonia móvel. E o vídeo atual e muitoooooooooo lindo e criativo. Vale apena uma ressalva! Se fossemos fazer um clipe sobre a cantiga de roda "Atirei o pau no gato" todos nos pensaríamos na mesma cena, alguém pegando um pau e atirado em um pobre gato. Então seria um Plágio???

  3. Fernanda Costa

    11/06/2011 09:18:01

    Ah plágio ou não, o filme ficou perfeito..muito bem feito, tão de parabénseu já cansei de assistir e não enjooei. muito massa..

  4. Robson Silva

    10/06/2011 23:57:53

    Não dá pra dizer que é plágio, sendo que o vídeo é baseado numa música.Ele mostra o que a música canta, oras.Dor de cotovelo, de um vídeo que ficou muito bom.Ser crítico é uma coisa, mas ter que criticar negativamente tudo, só pelo prazer de criticar, é outra.Muito bom o vídeo.Parabéns aos publicitários responsáveis

  5. Junior Marengoni

    10/06/2011 23:01:32

    Plágio? sério mesmo? ahh nemmm, lanço um desafio a qualquer um, imaginem uma cena com essa mesma música que saia diferente das 2 propagandas! a música só trás um caminho, mas tentem imaginar uma forma de fazer, se alguem conseguir, postem um "tutorial" de como faze-la. Obrigado (essa é MINHA opnião!!).

  6. Mario Camara

    10/06/2011 20:04:26

    Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...A primeira propaganda quer VENDER celeulares e tenta usar uma música para isso...Podia ter sido qualquer música que o resultado seria o mesmo.A segunda é uma "homenagem" para uma música do Renato Russo que usa o celular como parte integrante do dia-a-dia das pessoas.Se fosse outra música perderia totalmente o sentido...A primeira propaganda é "legalzinha", a segunda é "muito boa"...Se foi plágio, pelo menos foi um plágio MELHOR QUE A OBRA ORIGINAL...E para dizer a verdade, acho que as pessoas estão discutindo se é ou não plágio e se esquecem de comparar o CONTEÚDO das duas propapagandas...

  7. hedielder

    10/06/2011 17:20:31

    a verdade é q ficou ótimo, e essa historia de faroeste caboclo virar filme é antiga né?

  8. vini

    10/06/2011 13:26:12

    Independete se for plágio ou nao, a propaganda/homenagem ficou muto legal.Meu pai que é fãzaço do Renato Russo viu o vídeo umas 10 vezes... Ps.: Pra a marca da "Maicrosofiti" poderia ser uma pêra(ou qualquer outra fruta) mordida que também NAO seria plágio...

  9. PAUSEAR

    10/06/2011 13:18:22

    Vixi, nossa, uai, que vergonha nacional.Plágio descarado.Não tem como explicar tamanho vexame.Bota logo a culpa no publicitário e pronto.

  10. Elvis Alves®

    09/06/2011 21:33:42

    " A operadora diz ainda que a campanha não foi elaborada especificamente para o Dia dos Namorados."Está bem então. Poderia ter lançado esse vídeo na páscoa, no feriado de Tiradentes, no natal... Mas justo agora e vem dizer que não é plágio? A Vivo deve mudar de empresa que gere suas propagandas (parece que foi a África).E a África, quando tentar copiar algo, pelo menos mude um pouco mais o cenário para não ficar tão igual.No mundo do MKT é assim. As pessoas gostam, elas abraçam; as repudiam, elas atiram pedras. E quem sofre mais ainda, é a marca que aparece na campanha, a Vivo. Lamentável, a África copiar e a Vivo aceitar a propaganda de olhos fechados. Mas enfim, agora que a Vivo é 100% Telefonica, não esperem grandes coisas da operadora móvel.

  11. Danilo

    09/06/2011 20:12:10

    Ai sim fomos supreendidos novamente kkkkk

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