Blog do UOL Tecnologia

Sites permitem fazer o download de suas fotos do Instagram

Rodrigo Vitulli

O Instagram é muito divertido, e seu sucesso só reflete isso. Compartilhar fotos tiradas com filtros retrôs em sua comunidade de amigos parece ser uma tendência que até o Google está disposto a entrar (procure por Photovine). Ainda assim, o Instagram está em pleno desenvolvimento. Enquanto a equipe oficial do aplicativo para iOS (iPhone/iPad) trabalha em melhorar a experiência do usuário, outras desenvolvedores pegam carona em seu sucesso e criam serviços agregados.

Ótimos exemplos desses serviços agregados são os sites Instaport e Copygram. Eles permitem que o usuário receba em seu e-mail todo o backup das fotos postadas no Instagram; um recurso útil caso elas tenham sido extraviadas do smartphone. A funcionalidade não existe originalmente no aplicativo, mas, graças a uma política de linguagem aberta, outros desenvolvedores podem executá-la.

A tarefa é bem simples. Tudo que o usuário precisa fazer para baixar as próprias fotos (ou, no caso do Copygram, as de qualquer ‘fotografo’ do aplicativo) é digitar o nome da conta corresponde e o e-mail no qual deseja receber o link para download. Em questão de minutos o usuário receberá uma mensagem com o caminho para o download de um arquivo zip, que fica por cerca de uma hora nos servidores dos sites.

No caso do Instaport, o usuário tem a opção de fazer o download instantaneamente. O site inclusive promete que em breve tonará disponível o recurso de exportar as fotos diretamente para álbuns de fotos no Facebook e Flickr. Uma “mão na roda”, já que hoje só é possível fazer o upload das fotos para esses serviços manualmente.

Lá do TechCrunch
Imagens: Arte UOL/Instagram