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Um quarto dos usuários notam anúncios pagos no Twitter, aponta pesquisa

Rodrigo Vitulli

Um estudo divulgado nesta terça-feira pela empresa especializada em análise de mercado digital Lab 24 mostrou que Twitter e publicidade podem coexistir. De acordo com a pesquisa, os anúncios pagos podem, sim, ser relevantes ao público alvo e, quando bem feitos, pôr fim a relação de amor e ódio entre usuários do Twitter e publicidade (quando logados).

No final de junho, os administradores do microblog anunciaram que iriam introduzir na timeline dos usuários tuítes patrocinados, desde que o mesmo usuário siga a conta do anunciante. O anúncio causou polêmica e gerou reclamações pesadas dos usuários, mas isso não impediu que a proposta se concretizasse.

Três meses depois e outra notícia divulgada (mas ainda não confirmada) pelo “New York Times” também causou comoção: os usuários passariam a receber tuítes patrocinados de contas que não seguem. O Twitter, entretanto, só iria direcionar tuítes patrocinados a usuários que possuem certo interesse com o conteúdo da propaganda, cruzando palavras chaves e seguidores em comum. Ao que tudo indica, a funcionalidade deve ser inaugurada em breve.

O resultado divulgado pela Lab 24 mostra, porém, um lado desconhecido e surpreendente sobre tuítes patrocinados: 24,8% dos entrevistados disseram notar os anúncios patrocinados quando os julgam interessantes. Além disso, 21,6% alegaram já terem ganhado descontos por conta de algum tuíte patrocinado, enquanto 21,2% apontam o Twitter patrocinado como uma forma eficaz para se conhecer uma marca ou promoção.

Também existiram respostas negativas: 10,9% dos entrevistados disseram que os tuítes patrocinados prejudicam a navegação, enquanto 4% alegaram nem terem sequer percebido que o tuíte não era espontâneo. Ao todo foram entrevistados 500 usuários durante o mês de agosto de 2011.

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Imagem: Getty Images