Blog do UOL Tecnologia

Relato de blogueiro mostra versão ‘fora dos palcos’ de Steve Jobs

Juliana Carpanez

Se você gosta de Steve Jobs ou dos produtos por ele criado, é provável que tenha passado os últimos dias assistindo e lendo todo o conteúdo com o qual se deparou sobre sua morte (e vida). Assim foi com a gente aqui do UOL Tecnologia. E, de tudo o que eu li, esse foi um dos textos que mais gostei. Porque mostra Steve Jobs longe dos palcos e fora do papel de gênio. Revela o lado bem humorado e também a versão “p da vida” desse cara que fez a revista “Time” literalmente parar as máquinas, pela primeira vez em 20 anos, para noticiar a morte de um executivo.

O texto que recomendo (pode ir lá: não haverá mágoas se você abandonar agora mesmo este post) mostra a relação do blogueiro de tecnologia Brian Lam com Jobs. De como Jobs podia ser muito agradável, engraçadão até. E de como ele ficou (muito!) bravo quando o pessoal do blog “Gizmodo” – onde Lam trabalhava – não quis devolver amigavelmente o iPhone 4, que havia sido  encontrado em um bar antes do anúncio oficial do produto. Foi isso que azedou a relação entre os dois, fez com que o blogueiro parasse de escrever quase por completo (não só sobre a Apple) e fez com que Lam desejasse, às vezes, “nunca ter encontrado esse telefone”.

Caso você tenha chegado até aqui (obrigada!), lá vão os destaques dessa história bem comprida que revelam um outro lado de Steve Jobs. Não o gênio que fez você querer comprar um iPad, mas o cara que ligava para um blogueiro de tecnologia pedindo o protótipo de seu novo telefone celular de volta.

>>> Quero meu telefone de volta
No dia 19 de abril de 2010, o “Gizmodo” revelou como seria o iPhone 4. O telefone de Brian Lam tocou e ele pensou que era da assessoria de imprensa da Apple. Mas não. “Oi, é o Steve. Eu realmente quero meu telefone de volta.” O tom, segundo Lam, era de um pedido, não de uma ordem. “Fico feliz que vocês tenham se divertido com ele e não estou bravo com vocês, mas com o funcionário que o perdeu. Mas precisamos do aparelho de volta para que ele não caia nas mãos erradas.” Lam ficou de conversar com sua equipe e, antes de desligar, Jobs perguntou: “O que você achou dele [do celular]?”

>>> Negociação
Lam concordou em devolver o protótipo do iPhone 4, mas queria que a Apple confirmasse que o aparelho era da empresa. Ou isso ou a companhia teria de fazer o pedido pela Justiça, o que também confirmaria a origem do smartphone. “Ele disse que não queria fazer isso para não afetar as vendas do modelo atual [na época, o 3GS]”, relatou o blogueiro. “Talvez fosse pelo dinheiro, talvez não. Eu senti que ele não queria que alguém lhe dissesse o que fazer e eu também não queria que me dissessem o que fazer (…). Eu estava na posição de dizer o que Steve Jobs deveria fazer e não iria desperdiçá-la”, contou Lam, que depois se arrependeu.

>>> Lado negro da força
Jobs estava sendo compreensivo nas conversas e até engraçadão (“Oi, Bryan. É sua mais nova pessoa favorita do mundo”, teria dito em uma das ligações para o blogueiro, com quem estava caminhando para um conflito). Quando Lam não cedeu e manteve a decisão de só entregar o aparelho com a Justiça envolvida, ele conta que as coisas ficaram feias. Lam não relata os detalhes, mas esta reportagem da revista “Wired” mostra o lado tirano de Jobs que não foi lembrado durante as homenagens desta semana.

>>> De bem?
Brian Lam afirma que pensou sobre o dilema durante um ano e meio. Foi então que, há três semanas, decidiu escrever um e-mail pedindo desculpas a Steve Jobs, desejando que as coisas tivessem sido diferentes. A resposta não veio, mas o blogueiro diz se sentir sortudo por ter tido a “chance de dizer a um homem bom, antes que fosse tarde demais, que eu estava arrependido de ter sido um idiota”.