Blog do UOL Tecnologia

Engenheiro que publicou crítica ‘sem querer’ ao Google+ continua trabalhando na empresa

Ana Ikeda

Você conheceu aqui no Gigablog a história de Steve Yegge (foto), um engenheiro que protagonizou um #EpicFail ao publicar acidentalmente uma crítica interna ao Google+ em seu perfil na rede social. Pois bem, ele está de volta! Ácido como sempre, Yegge disse que “surpreendentemente, nada de mal aconteceu com ele no Google”. Mas o post não para por aí.

O engenheiro confessa que o episódio não foi assim tão inofensivo, afinal ele foi altamente zuado pelos colegas de trabalho pelo post público. “Todos riram muito de mim por ter cometido um erro que deve ter sido o bisavô de todas as ******* de ‘Responder a todos’ já cometido na história da tecnologia.”

Yegge contou que suas críticas foram ouvidas, “o que foi muito legal”, e que provavelmente estava todo mundo tentando adivinhar como lidar com os problemas e questões que ele levantou no fatídico post (Humilde! #not) . E frisou que o texto foi publicado sem querer.

Em seguida, o engenheiro relembra um episódio que passou com Jeff Bezos, presidente da Amazon, ao fazer uma apresentação ao executivo, que baniu o uso de PowerPoints na empresa.

A dica, explica, é criar uma apresentação para Bezos como um texto em prosa, tentando eliminar ao máximo todas as questões que possam surgir sobre o assunto exposto, “presumindo que ele sabe tudo sobre aquilo”. Algo praticamente “sobre-humano”, define Yegge.

Claro que, no meio da apresentação, Bezos pegou Yegge de “calça curta”, perguntando sobre algo que ele não tinha pensado. E que o engenheiro começou a rir ao perceber a genialidade do executivo, que riu de volta. Yegge reconheceu o erro e disse que incluiria a sugestão de Bezos: pronto, ficou tudo bem.

Yegge diz que trabalhava todos os dias como se a qualquer momento pudesse ser demitido (sentimento geral na empresa, diz ele). Isso o fez “manter o currículo sempre atualizado, além das suas habilidades sempre atualizadas”.

E concluiu: “Eu nunca me preocupei em dizer algo estúpido e arruinar minha carreira.”

Deu certo, Yegge! Parabéns.

Lá do Google+.

Foto: Reprodução.

Tags : google