Blog do UOL Tecnologia

Irmã biológica de Steve Jobs revela detalhes íntimos da vida do cofundador da Apple

Rodrigo Vitulli

Em um discurso acalorado, a irmã biológica de Steve Jobs, Mona Simpson, descreve em poucas palavras uma das mais emocionantes e íntimas homenagens ao cofundador da Apple Steve Jobs. A íntegra do texto, originalmente lido pela própria irmã no funeral de Jobs, foi publicada neste domingo (30) no jornal norte-americano “The New York Times”.

Segundo Mona, partiu de Jobs a iniciativa de procurá-la. Certo dia, há cerca de 27 anos, Mona recebeu um telefonema de um advogado dizendo que ela teria um irmão biológico rico e influente, mas recusou-se a dizer o nome. Por ter ascendência Síria, Mona logo pensou em atores famosos de origem árabe, como o ator Omar Sharif.

“O advogado recusou-se a me dizer o nome. Então, meus amigos ficaram tentando adivinhar quem seria. O candidato favorito ao posto era John Travolta”, diz Mona em seu discurso. O homem que viria a conhecer, entretanto, era Steve Jobs.

“Mesmo sendo uma feminista, passei a minha vida toda à espera de um homem para amar e que pudesse me amar. Por décadas, achei que esse homem pudesse ser meu pai. Quando eu tinha 25 anos, eu conheci esse homem e ele era meu irmão”, relembra Mona em uma das partes mais significativas do discurso. “Quando o conheci, ele tinha a minha idade, usava jeans, aparentava ser meio judeu, meio árabe e era ainda mais bonito do que Omar Sharif.”, completa.

Veja curiosidades sobre Steve Jobs relevada por sua Biografia autorizada

Veja Álbum de fotos

 

Insanamente lindo

Em uma das conversas iniciais entre os dois irmãos, relata Mona, ela revelou a Jobs a vontade de comprar um computador, mas que, por conta de uma indecisão, estava esperando para realizar a compra. Jobs, como de costume, tentou persuadi-la em comprar um de seus produtos: “Você fez muito bem em esperar. Nós estamos trabalhando em algo insanamente lindo”. Por um acaso, ele se referia ao primeiro Macintosh.

Dor

Em outra passagem, Mona lembra o quanto ter saído da Apple logo após o lançamento do Macintosh foi doloroso para Steve Jobs: “Ele me disse algo a respeito de um jantar entre os 500 líderes do Vale do Silício e o presidente dos Estados Unidos; evento para o qual ele não havia sido convidado. Ele estava ferido, mas ainda trabalhava todos os dias”.

Romântico

Mesmo em sua biografia autorizada, escrita pelo jornalista Walter Isaacson, Jobs é pintado como um romântico inveterado. Mona também citou essa característica em seu discurso, dizendo que Jobs era extremamente sentimental e gostava de falar sobre amor: “Seu amor por Laurene [sua esposa] o sustentou. Ele acreditava que o amor podia nascer em qualquer lugar, a qualquer momento.

Últimas palavras

Quando Jobs ligou para sua irmã dias antes de falecer, seu tom de voz de uma pessoa que estava preparada para enfrentar uma longa viagem, mas que estava extremamente pesaroso em deixar todos, relata Mona. Ele a convocou para visita-lo em sua casa em Palo Alto, na Califórnia.

No ponto alto do discurso, Mona disse que “a morte não aconteceu para Steve Jobs, ele simplesmente a conquistou”. Jobs morreu cercado por familiares, e suas últimas palavras foram: ''Oh wow. Oh wow. Oh wow. ''

Lá do The New York Times
Imagens: Matt Dunham/ Reuters