Blog do UOL Tecnologia

Site ‘vende’ discos e livros que inspiraram Steve Jobs; renda é destinada a pesquisas com câncer

Rodrigo Vitulli

A juventude de Steve Jobs foi, no mínimo, conturbada. Pouco antes de fundar da Apple, Jobs era um autêntico hippie; um expoente da contracultura disposto a questionar o sistema monetário do país. Sim, também um aspirante a filosofo nas horas vagas. Entre drogas psicodélicas e ausência de banho (o sujeito, em sua juventude, banhava-se de uma a duas vezes por semana), Jobs inspirava-se com seus cantores e autores favoritos.

Indiretamente, a biografia de Steve Jobs, escrita pelo jornalista Walter Isaacson, revela detalhes sobre as músicas que mais inspiraram o cofundador da Apple. Todo o acervo intelectual que ajudou a moldar a personalidade marcante de Jobs pode ser achado em um site chamado Steve's Favorite, que reúne links das obras para a loja virtual iTunes. A iniciativa de reunir as obras é da produtora de jogos Villain. A empresa pretende doar a renda gerada com a cota das vendas das obras para pesquisas em combate ao câncer, doença que vitimou Steve Jobs.

Entre os principais artistas estão Bob Dylan, The Rolling Stones, Beatles, Joni Mitchell. Além disso, os principais livros sobre Zen Budismo, que influenciaram a busca espiritual de Jobs em sua peregrinação por autoconhecimento também estão na lista. Ao clicar em qualquer obra, o site exibe o trecho da biografia em que é citada.

Infelizmente, a maioria do conteúdo disponível no site(e no iTunes) não pode ser consumido por brasileiros (no Brasil). Isso porque a loja virtual da Apple ainda não deus as caras por aqui (confira mais sobre as restrições da iTunes no Brasil).

A biografia guarda detalhes curiosos e sórdidos sobre Steve Jobs. Confira a seleção de alguns trechos mais interessantes.

Lá do The Next Web
Imagem: reprodução