Blog do UOL Tecnologia

Juiz obriga ex-mulher a compartilhar senha do Facebook com ex-marido

Rodrigo Vitulli

Divórcio. Cada um vai para um lado. Tem sempre a parte difícil da partilha:

– A casa da praia fica comigo.

– Pode deixar o espelho da sala de jantar onde está! Foi um presente da minha madrinha.

– O Rex e as crianças ficarão comigo aos finais de semana.

– Ok, mas pode deixar aí anotada a senha do seu Facebook.

A cena insólita descrita acima já é realidade. Um juiz do estado de Connecticut, região norte dos Estados Unidos, obrigou um casal em vias de se separar a compartilhar as respectivas senhas do Facebook e sites de relacionamentos.

Stephen Gallion, ao utilizar o computador que compartilhava com a futura-ex-mulher, Courtney Gallion, notou indícios de que Courtney não seria uma boa mãe caso a guarda de seus filhos fosse destinada à ex-mulher, entre outras coisas nada agradáveis. A desconfiança culminou em um processo judicial. O juiz, por fim, decretou que as informações privadas das redes sociais de ambos deveriam ser abertas aos antigos companheiros.

Segundo informações divulgadas pelo site da revista “Forbes”, Courtney relutou em um primeiro momento, mas cedeu após aconselhamentos de advogados. Minutos após revelar a senha aos advogados do ex-marido, Courtney teria ligado a amigos e pedido para que removessem algumas mensagens de seu próprio perfil.

O juiz, apesar de obrigá-los a dividir as senhas, os proibiu de publicar mensagens ou interagir com outras pessoas fingindo ser o outro.  A ordem de revelar a senha a terceiros vai de encontro às condições e regras de privacidade do Facebook.

Lá da Forbes
Imagem: Getty Images