Blog do UOL Tecnologia

No Facebook, ciclistas organizam “pedalada de salto alto” para satirizar dondocas de Moema

Guilherme Tagiaroli

Luiza Sigulem/Folhapress

Ciclofaixa no cruzamento das avenidas Pavão e Ibirapuera, na zona sul de São Paulo (SP)

Se há alguns meses, o hit era o “Churrascão de Gente Diferenciada”, organizado para protestar contra os moradores do bairro de Higienópolis (São Paulo) que não queriam que fosse instalada uma estação de metrô na região, o próximo candidato a “Churrascão” é o evento “Milionárias de Bike!”, criado no Facebook para protestar contra os críticos da implantação de uma ciclofaixa (faixa específica para ciclistas) em um bairro nobre de São Paulo.

Desde o início do mês, comerciantes e motoristas que circularam por Moema, bairro nobre da cidade de São Paulo, reclamam da instalação de uma ciclofaixa (faixa específica para ciclistas) em ruas da região. Segundo eles, a faixa atrapalha o trânsito e o acesso a vagas de estacionamento (uma vez que os motoristas precisam atravessar a faixa exclusiva dos ciclistas).

No entanto, uma das razões para a organização do protesto foi a declaração de uma comerciante do bairro ao jornal “SPTV” da “TV Globo”: “Aonde que eu vou colocar as minhas clientes, que são milionárias e que andam de carro importado? Você acha que minhas clientes vão andar de salto alto de bicicleta?.''

Bingo! Alguns usuários beneficiados pela ciclofaixa decidiram, então, fazer o que foi sugerido: eles organizaram um protesto em que os participantes andarão de bicicleta com salto alto pela via exclusiva.

Apesar da sátira, segundo a página do evento do Facebook, o grupo não quer ridicularizar quem deu a “declaração polêmica”. “Nosso objetivo também não é defender a ciclofaixa a qualquer custo. Queremos fomentar debates e discussões a respeito da ciclovia, tanto por parte pró quanto contra, de quem é ciclista e quem não é.”

O evento será realizado no próximo sábado (19) na ciclofaixa de Moema (Av. Rouxinol x R. Tuim). Até o momento, mais de mil perfis do Facebook já confirmaram a presença no evento.

Imagem: Luiza Sigulem/Folhapress