Blog do UOL Tecnologia

Viciada em tecnologia, Ana Maria Braga esconde iPad e fica 24 horas desconectada

Rodrigo Vitulli

Dentre todos os apresentadores da TV Globo, talvez o que menos aparenta é o mais dependente da tecnologia. Ana Maria Braga, a simpática apresentadora que alegra (depende do ponto de vista)  as manhãs de milhares de brasileiros não consegue passar mais de 24 horas desconectada e longe de seus aparelhos eletrônicos – ou deveria dizer produtos da Apple?

Na manhã da última quarta-feira (16) , Ana Maria aceitou o desafio de passar um dia inteirinho sem seus (a gente contou) dois iPads 2, dois iPhones, um Nextel e um MacBook Pro de 15 polegadas.  Talvez, se existisse um iPhone com Nextel, seria usado pela apresentadora. Todos os aparelhos foram guardados em uma caixa com cadeado supervisionada por integrantes da produção de seu programa. A chave foi entregue ao Louro José, o personagem em forma de papagaio que anima o programa matinal.

A primeira dificuldade encontrada por Ana Maria Braga foi usar o telefone de mesa. “Como tecla isso aqui, gente? Tem que apertar o zero? Eu não me lembro os números de cor”, diz Ana Maria referindo-se ao número da própria casa. Como culpá-la? Com apenas três ou toques na tela do celular é possível ligar para qualquer contato sem nunca decorar o número.

Quando já se passavam duas horas de jejum tecnológico, Ana Maria preocupou-se com seu corpo. Segundo ela, ficar sem teclar, conferir Twitter e redes sociais a obrigará, quase que automaticamente, a comer sem parar. Mas isso, ela tirou de letra e controlou os impulsos.

Dizer que a apresentadora aboliu a tecnologia completamente de sua vida é, no mínimo, discutível. Tablets e smartphones ficaram guardados em uma caixa, mas Ana Maria passou parte do tempo de lazer se divertindo com uma bela televisão de LCD com, vejam só, uma Apple TV 100% conectada. A televisão da Apple, disponível só para quem tem uma conta internacional da Apple, faz o download de vídeo pela internet conforme o gosto do usuário (bem parecido o serviço da Netflix).

No programa desta quinta-feira (17) Ana Maria Braga fez um balanço das penosas últimas 24 horas. Em determinados momentos, ela diz ter se sentido inútil, aflita e com dores de cabeça por não conseguir responder e-mails ou não lembrar os números de telefone de pessoas que gostaria de conversar: “A gente não percebe e fica numa dependência legal [no sentido de forte]”.

 

Passada as 24 horas combinadas, Ana Maria mostrou sinais de irritação com as brincadeiras da produção e do Louro José, que diz ter perdido a chave: “Eu vou quebrar aquela coisa ali”, reclamou a apresentadora apontando para a caixa. Já da posse da chave, Ana Maria retirou os aparelhos de dentro afoita como Pandora, da mitologia grega, ao abrir a famosa caixa com os sentimentos e qualidades humanas.

Ao apertar o botão de ligar do MacBook Pro que estava em modo de hibernação exclamou eufórica: “Ligoooooooou!!!” (dava para notar sua pontinha de felicidade) A súbita alegria deu espaço a uma preocupação: “Estou baixando 4.881 e-mails. Será que todo mundo resolveu me mandar e-mail justamente no dia que eu não estava usando o computador?”


A aflição descrita por Ana Maria Braga acometeria boa parte da população mundial que depende diretamente de computadores, smartphones, enfim, tecnologia. Juliana Carpanez, aqui do UOL Tecnologia, aceitou o desafio e passou um mês (30 vezes 24horas) sem ter acesso a nenhuma rede social (confira na tabela abaixo). Talvez, se Ana Maria tivesse que realizar o mesmo desafio que Juliana enfrentou, daria ainda mais ênfase à máxima com a qual terminou o quadro nesta quinta-feira: ''A tecnologia aproxima quem está longe e distancia quem está perto''.

Para conferir como foi a experiência de 30 dias longe das redes sociais, clique nos dias do calendário abaixo: