Blog do UOL Tecnologia

Nada de arroz ou brigadeiro de colher: o que o brasileiro busca aprender no Google é como fazer panqueca

Guilherme Tagiaroli

Como em todo fim de ano, o Google liberou recentemente a lista dos assuntos mais buscados em diversas áreas durante o ano. Chamado de Zeitgeist, palavra alemã que significa “espírito do tempo”, a lista com as buscas feitas por brasileiros traz resultados interessantes na área de How To (buscas do Google feitas com a sintaxe “como faço para”).

Se alguém perguntasse a qualquer brasileiro qual é a comida que o povo daqui mais busca saber como faz, imagino que a maioria das respostas tenderia ao de pratos comuns como arroz, feijão ou mesmo como fazer brigadeiro. Porém, o único prato presente no TOP 10 de buscas do How To é PANQUECA, que ficou em 9º lugar entre os itens mais procurados. E não é qualquer tipo de panqueca não. O brasileiros que buscam no Google querem fazer aquelas panquecas americanas (como esta da imagem acima), com várias camadas e acompanhamentos que fazem bem à saúde (#not).

Nos primeiros lugares da lista do “How To” estão, respectivamente, “como fazer [uma conta no] Facebook”, “como excluir [uma conta no] Facebook” e  “como tirar passaporte”. O que mostra, basicamente, que os usuários brasileiros estão cada vez mais engajados em usar o Facebook e de como as pessoas estão interessadas em viajar para o exterior. Aliás, o Orkut [rede social finada para alguns] também aparece na lista com o resultado em “como Recuperar [uma conta no] Orkut” em 4º lugar.

Em escala global, o Brasil não aparece muitas vezes. As referências mais relevantes são o UFC Rio (evento de MMA realizado em agosto de 2011) – que ficou em 4º entre os termos relacionados à esporte que apresentaram rápido aumento de menções – e as enchentes no início do ano na região serrana do Rio de Janeiro – este fato só aparece no vídeo do Google Zeitgeist.

Veja abaixo os termos mais buscados no Google no ano de 2011:

Google Zeitgeist 2011

Veja Álbum de fotos

__

Lá do Google Zeitgeist

Imagem: Thinkstock