Blog do UOL Tecnologia

“Turma da Mônica” protesta contra lei antipirataria dos EUA: Sopa, só da Magali

Guilherme Tagiaroli

Várias empresas de tecnologia (como Google e Wikipedia) estão expressando nesta quarta-feira (18) a insatisfação contra dois projetos de lei nos Estados Unidos chamados Sopa (do inglês, lei para parar com a pirataria online),  e Pipa (do inglês, lei para proteger a propriedade intelectual) . A gigante das buscas colocou um link em sua página inicial em inglês para que os usuários pudessem protestar, enquanto a Wikipedia fechou todo o conteúdo disponível na língua inglesa em protesto.

No entanto, na tarde desta quarta-feira, a campanha contra a Sopa recebeu apoio de uma ilustre turma do barulho muito levada, que apronta várias confusões. Acertou, se você pensou na simpática Turma da Mônica! (Não, infelizmente, não foi o site dos “Batutinhas” ou de qualquer outro filme infantil da “Sessão da Tarde”).

Maurício de Sousa, criador dos personagens, “bloqueou” o conteúdo do site da “Turma da Mônica” e colocou uma mensagem de repúdio aos projetos de lei:

“O site da Turma da Mônica ficará vinte e quatro horas fora do ar por não concordar com as limitações que os projetos de lei Sopa e Pipa, que serão votados em fevereiro no congresso dos Estados Unidos, imporão à internet mundial.” O criador da “Turma da Mônica” ainda argumenta que a lei poderá censurar, sem notificação, sites como Google, Twitter ou Facebook.

No fim do texto de protesto, Sousa conclui: “Por aqui, a única Sopa que apreciamos é a que a Magali toma; e Pipa, só a amiga da Tina ou aquela que voa livre pelos céus.”

___

Lá do site da Turma da Mônica

Imagem: Divulgação