Blog do UOL Tecnologia

Aplicativo permite publicar sua última mensagem no Facebook – mesmo depois de morto

Juliana Carpanez

Agora você já pode morrer em paz, sabendo que as atualizações do seu perfil no Facebook não ficarão congeladas naquela última mensagem boba: uma reclamação sobre o trânsito, um curtir na última versão exótica de “Ai, se eu te pego” ou um comentário qualquer sobre “Mulheres Ricas”. Mesmo depois da morte sua versão virtual merece dignidade e é isso o que oferece o aplicativo If I Die (se eu morrer).

Quando aceita o programa, você permite que ele publique no Facebook status, notas, fotos e vídeos usando o seu nome. Dá para deixar um vídeo ou mensagens de texto (“uma despedida, sua piada favorita, um segredo guardado há anos ou algum conselho útil”, sugere o serviço). Quando morrer, (você e) o conteúdo vai para o ar.

“Mas como isso será publicado, se eu morri?”, pergunta o leitor sagaz. A mensagem ou vídeo será liberado quando três ou mais pessoas que você escolheu no próprio Facebook reportarem sua partida (e dessa vez não será apenas para o Canadá). O aplicativo garante que ninguém vê o conteúdo antes que o pior aconteça, mas é melhor não sair xingando geral por aí. Vai que.

Aderi para fazer este post – clima de descontração, tal –, mas não hora em que me deparei com a tela em branco, para deixar minha última mensagem, a coisa perdeu a graça. Também não ri com o texto “Juliana deixou uma mensagem no If I Die. Realmente esperamos não ver esse conteúdo em breve…”, publicado em meu mural. Talvez seja melhor deixar seu perfil à própria sorte, mesmo que isso signifique um curtir eterno à música de Michel Teló.