Blog do UOL Tecnologia

Tá com soninho? Aplicativo para iPhone calcula quantidade “ideal” de cafeína a ser ingerida

Ana Ikeda

Depois da farra no Carnaval durante o fim de semana (e se está no trabalho), tudo o que você ''quer, precisa e está desesperado por'' é aumentar a ingestão de uma substância velha e conhecida: a cafeína.

O problema é que, se você exagerar na dose, pode ficar alerta “além da conta” e estragar a noite de sono. Caro leitor, seus problemas acabaram: já tem um aplicativo que calcula a dose certa de cafeína a ser tomada.

Criado por pesquisadores da Universidade Penn State, o aplicativo gratuito Caffeine Zone calcula quanta cafeína a pessoa consumiu ou pretende consumir e qual o intervalo ideal entre as doses.

Segundo os cientistas, para um ser humano ficar alerta, necessita de 200 a 400 miligramas de cafeína no sangue; já para poder dormir tranquilo, é preciso que a dose esteja abaixo de 100 miligramas na corrente sanguínea.

Depois de dizer ao aplicativo quanta cafeína você ingeriu, ele mostra um gráfico sobre como ela afeta seu nível de alerta e sono. Caso tente tomar outra xícara de café antes do tempo ideal, o Caffeine Zone avisa que isso não vai ser uma boa ideia.


Lá do Huffington Post.

Imagem: Getty Images/Reprodução.