Blog do UOL Tecnologia

Facebook e SMS prejudicam desempenho acadêmico; e-mail não parece atrapalhar

Ana Carolina Prado

Você é do tipo que costuma estudar sempre de olho no celular para responder mensagens e acompanhar atualizações no Facebook? Melhor repensar seus hábitos.

Um estudo das Universidades do Alabama e de Lock Haven, a ser publicado no periódico Computers & Education, perguntou a mais de 1800 estudantes universitários dos Estados Unidos sobre seus hábitos envolvendo o multitasking (ou aquilo de fazer várias coisas ao mesmo tempo), notas no colégio, uso de internet e quantidade de tempo dedicado ao estudo.

Eles também tiveram que informar sobre a frequência com que usavam serviços de mensagens instantâneas, e-mail, buscas no Google e conversas por telefone enquanto faziam seus deveres de casa, entre outras coisas. Mas somente o Facebook e a troca de mensagens de celular pareceram prejudicar a performance acadêmica, estando ligados a notas globais menores. “Empenhar-se nessas duas atividades enquanto se tenta completar tarefas escolares pode atrapalhar o processamento cognitivo e impedir um aprendizado mais profundo”, diz o estudo.

Já é fato conhecido que o cérebro humano não é capaz de se sair bem ao executar várias tarefas simultaneamente – estudos anteriores determinaram, por exemplo, que dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo pode ser tão ou mais perigoso quanto dirigir depois de tomar umas cervejas.

Assim, surpreende a descoberta de que nem toda tecnologia atrapalha na hora dos estudos, como o e-mail. Por que só o Facebook e as mensagens SMS são os vilões da vida acadêmica? Para os pesquisadores, isso pode ter algo a ver com a forma como os estudantes estão usando essas ferramentas. Eles podem estar mais propensos a usar o e-mail e as buscas para fins acadêmicos do que para socializar e se distrair, por exemplo. Nesse caso, não haveria tanto problema. Com o celular e a rede social, talvez ocorra o oposto – e é aí que o bicho pega.

Então, fica a dica: na hora de estudar, nada de querer dar aquela olhadinha de dois minutos no Facebook nem ficar trocando mensagem de texto com os amigos. Esses hábitos poderão cobrar seu tributo mais tarde na forma de um boletim com notas baixas.

 

Estudo disponível aqui.

Imagem: Arte/UOL