Blog do UOL Tecnologia

Corretor automático faz mensagem de celular virar caso de polícia em escola dos EUA

Ana Carolina Prado

Corretores automáticos de palavras em celulares não raro “corrigem” erroneamente as palavras, provocando mal-entendidos em mensagens e até resultados cômicos (vide sites como o  DamnYouAutoCorrect.com ou o autocorretorsacana.tumblr.com). Mas desta vez o erro foi tão sério que virou um caso de polícia.

Um estudante do ensino médio em Hall County, no Estado americano da Geórgia, mandou uma mensagem dizendo “gunna be at west hall today”, ou “estarei em West Hall [o nome da escola] hoje”. Mas o corretor automático trocou a primeira palavra por “gunman”, ou “atirador”. Resultado: o que seria um recado inocente virou a denúncia de que um homem armado estaria na escola.

A mensagem foi levada ainda mais a sério porque veio poucos dias depois de um garoto de 17 anos ter atirado e matado três estudantes em um colégio no Estado de Ohio.

Para piorar, o estudante errou o número da hora de enviar a mensagem e ela acabou indo para o celular de outra pessoa que, assustada, avisou a polícia. A escola foi fechada pelos policiais enquanto eles investigavam a origem da suposta denúncia, até que descobriram, algumas horas mais tarde, que a culpa foi do corretor automático.

O sargento Wilbanks Stephen, do Gabinete do Xerife de Hall County, disse ao jornal “Gainesville Times” que o incidente “foi uma combinação de circunstâncias estranhas” e que “o destinatário fez a coisa certa ao relatar a mensagem à polícia”.

 

Lá do Gainesville Times

Imagem: Thinkstock

Tags : celular SMS