Blog do UOL Tecnologia

Microsoft brinca com críticas ao Internet Explorer para vender a nova versão do navegador

Ana Carolina Prado

Se não pode contra seus inimigos, junte-se a eles. Foi mais ou menos isso que a Microsoft decidiu fazer com os inimigos – ou haters, para sermos mais exatos – do seu navegador Internet Explorer.

A empresa lançou um vídeo engraçadinho que começa com a mensagem: “Você já disse a seus pais que eles tinham que parar de usar o Internet Explorer? Você não está sozinho”. E segue-se uma historinha com um cara contando à sua terapeuta sobre como resolveu seu problema com o IE.

Basicamente, ele o odiava tanto que brigava com todo mundo que o utilizasse, tomando seu computador e deletando o programa de lá. Isso até o dia em que resolveu testar a nova versão e gostou. (Restou o problema da sua relação estranha com seu gato – que ele insiste em dizer que não é um gato, mas uma policial – , mas isso ficou para outra sessão.)

O vídeo faz parte de uma campanha para tentar desarmar os internautas e incentivá-los a testar a versão 9, a mais nova do navegador. Ela conta também com um Tumblr, o “browseryoulovedtohate.com” , que traz gráficos engraçadinhos, sempre com o lema “Retornos vêm em diferentes formatos e tamanhos”. É a ideia de que sempre é possível se reinventar e dar a volta por cima.

“Algumas pessoas estão testando o novo Internet Explorer e, na verdade, gostando – mas elas não vão dizer isso em voz alta. Curioso? É um novo browser”, diz o Tumblr em sua página inicial. O menu horizontal traz novamente a pergunta “Curioso?”, e duas opções de resposta: “Está melhor agora” e “Não”.

Quem clica na primeira opção vai para uma página com críticas de grandes jornais e revistas destacando as suas novas funcionalidades do navegador. Quem clicar na segunda opção vai para uma que reúne comentários de usuários em sites e redes sociais dizendo como o IE9 é bom. Boa saída para usar as críticas de uma forma criativa.

E você, vai testar?