Blog do UOL Tecnologia

Evernote oferece limpeza gratuita na casa de funcionários e férias ilimitadas

Guilherme Tagiaroli

As empresas de tecnologia têm táticas interessantes para promover o ''bem estar'' dos funcionários. Algumas oferecem sinuca, escorregadores, salas de videogame, refrigerante na faixa ou mesmo chocolates (escondidos em cantos praticamente inacessíveis). Enfim, toda a “diversão” é oferecida dentro do próprio ambiente de trabalho.

Em uma recente entrevista ao “New York Times”, Phil Libin, diretor-executivo do Evernote (aplicativo para organização pessoal), contou alguns dos benefícios dos funcionários da companhia. E o mais legal: são benefícios que fazem com que a diversão também ocorra na casa do empregado.

O Evernote oferece, por exemplo, duas limpezas por mês na casa do funcionário. Imagine o quanto você se divertiria ao não ter que limpar o banheiro de sua casa!

Bom, até aí tudo bem. Ter alguém limpando sua casa e com a fatura sendo paga pela empresa é ótimo, mas não é novidade. No ano passado, sites informaram que o Google pagava serviço semelhante para seus funcionários, até como forma para protegê-los da concorrência.

O que chama a atenção no Evernote é a política de férias. Segundo o diretor-executivo do Evernote, as férias dos funcionários da companhia são I-LI-MI-TA-DAS. Isso mesmo. É só o sujeito avisar a equipe que trabalha e ficar fora o tempo que for necessário.

“Nós recentemente mudamos nossa política para dar férias ilimitadas a funcionários. Dessa forma, eles podem ficar fora o tempo que quiserem desde que tenham feito suas tarefas. (…) No entanto, nós continuamos a monitorar a performance do funcionário. Quero dizer: você fez algo grande?”, disse Libin. Apesar de parecer surreal, a empresa adotou essa medida pelo fato de muitos funcionários trabalharem mais do que devem. Em alguns casos, eles dão até dinheiro (US$ 1.000) para o trabalhador poder viajar.

“Francamente, nós queremos tratar os funcionários como adultos e não queremos que o fato de ficar no escritório seja como se fosse uma punição”, conclui o diretor-executivo.

Veja abaixo algumas imagens de escritórios de empresas de tecnologia:

__
Imagem: Thinkstock